A novela da farra das cortinas ganhou mais um capítulo. A prefeitura de Cascavel encerrou o processo administrativo aberto para investigar as denúncias de irregularidades na compra de cortinas, persianas, toldos, vidros e grades, na gestão de Edgar Bueno, apontadas na CPI da Câmara.
O processo resultou na exoneração de Bianor Caron, ele que à época exercia função de fiscal. Segundo a decisão do processo, apenas Bianor foi exonerado pois como fiscal ele detinha toda a responsabilidade de conferir se havia ou não superfaturamento e se estava de fato tudo certo com os materiais.
Além de Bianor, um auxiliar administrativo foi penalizado em nove dias de multa descontados na folha o que deu uma média de R$ 200.
Professoras e diretoras também foram multadas. A decisão foi segundo a responsabilidade de cada uma, mas o processo apontou que todos os outros envolvidos foram induzidos a entrar no esquema.
Além do processo administrativo o caso foi parar no ministério público, que já ouviu testemunhas envolvidas na denúncia que aponta superfaturamento e entrega de material inferior ao que constava no contrato. O que chamou atenção foi a quantidade de cortinas e persianas compradas entre 2013 e 2015, neste período a secretaria de educação licitou 23 mil unidades na modalidade de registro de preço. A investigação dos vereadores aponta discrepância de valor e materiais em 13 escolas e Cmeis da cidade, em algumas a divergência de valor passa de R$ 15 mil.
Além disso a denúncia aponta falsificação de assinaturas de duas diretoras na educação. A conclusão é de que houve crime de corrupção passiva e ativa e prevaricação. O relatório final da casa de leis constam ainda 700 notas fiscais e pagamentos a mais de horas de trabalho, em que foram executadas quatro horas de serviço e pagas 117.
O promotor Sergio Machado, que é responsável pelo caso aqui no MP, pediu informações do processo administrativo a prefeitura no 2 de setembro e o poder executivo tem até 15 dias para repassar as informações solicitadas.
EPC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642