Cascavel

Vereadores aprovam a extinção da Cettrans em Cascavel

Extinção foi aprovada com 13 votos favoráveis e 6 contrários

13/08/2019 17h53 | Atualizado em 14/08/2019 14h51
Foi aprovada na tarde desta terça-feira (13) a extinção da Cettrans (Companhia de Engenharia, Transporte e Trânsito) no município de Cascavel.

A sessão extraordinária que votou o pedido do executivo foi realizada após a sessão ordinária. Muitas pessoas, entre eles funcionários da companhia acompanharam a sessão movimentada.

Foram 13 votos a favor e seis contrários. A votação tumultuada em alguns momentos. Porém o processo seguiu até o fim sem interrupções.

O projeto foi enviado no dia 03 de Junho e desde então vinha causando polêmica.

Desde o início, a Comissão de Trânsito e Segurança Pública deu parecer contrário à extinção da Cettrans. O plano é que a prefeitura possa gerir o trânsito da cidade, através da autarquia Transitar.

O prefeito de Cascavel Leonaldo Paranhos disse em uma entrevista que com a extinção da Cettrans seriam economizados mais de 4 Milhões de reais por mês em encargos.

Veja como os vereadores votaram:

A FAVOR
Carlinhos de Oliveira, Celso Dal Molin, Cabral, Dr. Bocasanta, Jaime Vasatta, Josué de Souza, Mauro Seibert, Mazutti, Misael Junior, Olavo Santos, Rafael Brugnerotto, Romulo Quintino, Valdecir Alcântara.

CONTRA
Fernando Hallberg, Nadir Lovera, Paulo Porto, Pedro Sampaio, Policial Madril e Serginho Ribeiro.


Nos planos da prefeitura, a Cettrans será extinta e dará lugar à Autarquia Municipal de Mobilidade, Trânsito e Cidadania - TRANSITAR, com personalidade jurídica de direito público, autonomia técnica, autonomia administrativa e financeira, patrimônio e receita próprios, com sede e foro em endereço a ser definido em ato próprio do Prefeito Municipal, na cidade de Cascavel-PR, com duração por prazo indeterminado, constituída como unidade da administração indireta do Município de Cascavel.

A Transitar terá como obrigação o gerenciamento e fiscalização do transporte coletivo urbano de passageiros; gerenciamento, fiscalização e exploração dos terminais de transbordo podendo contratar administrador para exploração comercial, mediante licitação; gerenciamento e fiscalização da venda de créditos eletrônicos de passagem - vale-transporte, meio-passe e passe livre; gerenciamento e fiscalização dos serviços de transporte remunerado de passageiros, taxi, moto-frete, transporte escolar urbano e o serviço de transporte privado por meio de aplicativo; vistorias nos veículos de transporte escolar rural; administração, operação, exploração e fiscalização de aeroportos públicos em Cascavel, incluindo terminais de passageiros, hangares, abastecimento e terminais de cargas, podendo contratar administrador para exploração comercial, mediante licitação; gerenciar, explorar e fiscalizar o Estacionamento Regulamentado - EstaR; gerenciamento, fiscalização e exploração de terminais rodoviários, podendo contratar administrador para exploração comercial, mediante licitação; gerir as áreas de engenharia de tráfego, sinalização viária, fiscalização e educação do trânsito, bem como efetuar o controle dos dados estatísticos do trânsito, de acordo com as especificações descritas no Código de Trânsito Brasileiro; desenvolver e coordenar projetos e programas afins a sua área de atuação e criar a Junta Administrativa de Recursos de lnfração - JARl.

Redação Catve.com



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.