O advogado Luciano Katarinhuk publicou nas redes sociais a tentativa de golpe para clonar o aplicativo de mensagens WhatsApp.
Ele publicou nas redes sociais alguns prints - capturas de telas - que mostram o contato desconhecido tentando aplicar o golpe. O homem o convida para participar de um grupo de conversas e pede o número - código que será encaminhado via SMS. "Eis o golpe... no momento que você informa este código enviado por SMS, você da autorização para que ele roube sua conta de WhatsApp e consequentemente sua lista de contatos", descreve o advogado.
O advogado afirma que depois da vítima liberar os dados solicitados pelos golpistas iniciam os casos de estelionatos, com pedido de dinheiros e ajuda aos contatos mais próximos.
Em Cascavel, a Polícia Civil já registrou vários crimes de clonagem de aplicativo de conversas, inclusive do prefeito Paranhos. Na época - março de 2018 - diversos amigos e secretários efetuaram os depósitos na conta dos golpistas, acreditando ser a conta do prefeito. Ao todo, foram cerca de R$ 30 mil depositados.
Katarinhuk alerta os demais usuários do aplicativo de mensagens e alerta a importância de redobrar os cuidados com as redes sociais.
Para evitar que golpes como este aconteça, o WhatsApp em suas últimas versões lançou a opção de autenticação por dois fatores. A modalidade permite que após longo período com aparelho desconectado, o código escolhido pelo usuário seja aplicado para evitar possíveis fraudes.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642