Este ano o Jogue Limpo propôs uma reflexão sobre "O que é ser sustentável, o caminho para a sustentabilidade". Na modalidade dissertação, o aluno deveria apresentar um texto ressaltando uma mudança de comportamento de cada um para ser sustentável. Algumas das ideias apresentadas foram: usar menos transporte individual, reciclar o material orgânico para fazer compostagem e evitar objetos descartáveis, entre outras.
Em primeiro lugar ficou a aluna Jamille da Luz B. Neves, de 16 anos, do 3º do Ensino Médio. Em segundo lugar, Sarah Berlanda, de 15 anos, cursando o 2º ano. Ambas estudam no Colégio Ieda, em Cascavel.
Na categoria carta, cada estudante deveria apresentar ideias direcionadas ao diretor da escola onde estuda, com sugestões para tornar o dia a dia mais sustentável.
O primeiro lugar teve como vencedor Gabriel Nóvoa Fernandez de 11 anos que cursa o 6º ano na Escola Pedro Paulo Philippi, em Itajaí -SC. Em seu texto o aluno propõe a troca de lâmpadas para Led, a criação de uma horta, brinquedos feitos com pneus, aproveitamento da água das chuvas e lixeiras de coleta seletiva.
A segunda colocada nesta categoria é de Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, Alícia Melissa dos Santos do 9º ano, 14 anos, da Escola Professor Antônio Benedito da Rocha. Ela exalta o não desperdício de água, o consumo consciente e sugere que a escola promova atividades incentivando a preservação do meio ambiente.
A 5ª edição do Concurso de Redação Jogue Limpo teve a participação de 4600 alunos de 40 escolas estaduais e municipais nas cidades das 19 centrais Jogue Limpo. Os quatro ganhadores receberam tablets como prêmio.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642