Faz 6 meses que Igor se aventura no universo dos morangos. Ele é um dos responsáveis por essas estufas da fruta, no distrito de Sede Alvorada. Uma lição pratica bem clara já foi dada.
Morango é sensível, responde muito rápido as mudanças de clima. Nessa época do ano era para a produção estar volumosa, cheia de pontinhos vermelhos e flores, mas o excesso de chuva tem prejudicado o cultivo.
A escolha no local pelo cultivo semi-hidropônico, que consiste em substratos ensacados que são umedecidos por um sistema de irrigação interno. A estufa tem apenas cobertura, não conta com proteção lateral. Mesmo assim a vantagem é grande em relação ao cultivo tradicional no chão. Em condições climáticas parecidas, a perda seria total.
A cultura exige muito cuidado sempre é preciso retirar as folhas desnecessárias para a planta "respirar" e os frutos apodrecidos também precisam ser recolhidos. Igor vende o que produz por 20 reais o quilo e dificilmente volta pra casa com sobra de morangos.
O produtor aguarda dias de Sol para que a fartura de morangos retorne à estufa.
Neste supermercado, a bandeja de 200 gramas, sai por R$5,79. Enquanto a média de preço neste período deveria ser a metade disso.
Não há uniformidade, enquanto algumas bandejas tem frutos grandes e bonitos, outras tem morangos pequenos e esbranquiçados Para encontrar melhores produtos o supermercado já começou a encomendar de fornecedores de Minas Gerais e São Paulo.
Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642