A 5ª Vara Criminal da Comarca da região metropolitana de Curitiba condenou 16 pessoas denunciadas pelo Ministério Público do Paraná pelos crimes de formação de quadrilha, peculato - desvio de recurso público -, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, no caso que ficou conhecido como ?Diários Secretos?.
Todos os condenados eram ligados ao gabinete do presidente da Assembleia Legislativa no período de 2007-2010. Outros 14 réus no mesmo processo foram absolvidos pela Justiça. O MP-PR, por meio da 3ª Promotoria Criminal de Curitiba, vai recorrer das absolvições.
As penas estipuladas aos 16 réus condenados variam dependendo do grau de envolvimento com o esquema de desvio de recursos públicos. Os que tiveram maior participação receberam condenações de quase 50 anos.
Já ex-diretor geral da Alep Adib Miguel, conhecido como Bibinho, que está entre os condenados e já tem outras condenações, recebeu pena de um ano e quatro meses.
DIÁRIOS SECRETOS
O esquema denunciado pelo Ministério Público implicava no desvio de dinheiro público dos cofres da Assembleia Legislativa do Paraná que envolvia a contratação de funcionários fantasmas.
Para a manutenção do esquema, as contratações foram noticiadas nos chamados ?diários secretos?, ou seja, em publicações que deveriam ser públicas, mas que não eram disponibilizadas para consultas.
MP-PR
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642