O Hemepar (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná) comemora nesta semana 35 anos de fundação. Ao longo de sua história a unidade se consolidou como o principal banco de sangue do Estado. Atualmente, 86% da demanda por sangue e hemoderivados de hospitais e demais serviços de saúde do Paraná são atendidos pelo Hemepar.
Para celebrar esta marca, o Governo do Estado faz questão de reconhecer o trabalho de instituições parceiras que atuam no incentivo à doação de sangue. Eventos regionais são realizados em todo o Paraná para homenagear também dezenas de doadores fidelizados.
Com unidades descentralizadas em 22 municípios, o Hemepar ganhou posição de destaque dentro do organograma da Secretaria de Estado da Saúde nos últimos anos. Desde 2011, já foram investidos cerca de R$ 90 milhões no apoio à modernização da infraestrutura de atendimento. Além de obras, a hemorrede estadual também foi contemplada com uma série de equipamentos neste período.
Para manter o estoque abastecido são necessárias 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês no Estado, algo em torno de 700 a 800 por dia. Em contrapartida, a hemorrede estadual mensalmente recebe 17 mil candidatos à doação e, em média, 14 mil estão aptos a doar sangue.
PARCEIROS
Para que as pessoas compareçam de forma frequente às unidades do Hemepar, o Governo do Estado conta com diversas iniciativas. Entre os homenageados está a da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, que promoveu a campanha "Doe Sangue pelo Esporte".
Ao longo de todo o mês de junho atletas apoiados pelo programa de incentivo da prefeitura participaram de eventos e convocaram a população para doar sangue.
Outro homenageado nesta segunda foi Diego Wagner Zambão, doador de sangue há 13 anos. Ele conta que já fez mais de 40 doações e comparece ao Hemepar sempre que é chamado. ?Saber que estou ajudando alguém é muito gratificante. E como sou um doador fenotipado, a alegria é ainda maior, porque sei que estou contribuindo para a saúde de uma criança em tratamento?, ressaltou.
ATENDIMENTO
Responsável pela captação, processamento, armazenamento e distribuição de sangue, o Hemepar também se destaca pelo atendimento ambulatorial de pacientes com doenças relacionados ao sistema sanguíneo. São assistidos pelo menos 1,3 mil pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias - conhecidas como doenças do sangue - que precisam de hemoderivados e/ou hemocomponentes para sobreviver.
Todos os meses são feitos ainda cerca 138 mil exames sorológicos, 15 mil transfusões de sangue e produzidos 14 mil hemocomponentes.
Neste ano, o Hemepar também iniciou um trabalho inédito de capacitação de agentes comunitários de saúde para sensibilizar novos doadores. Mais de 1,1 mil profissionais de Curitiba e Região Metropolitana já participam do projeto. A ideia é utilizar as equipes da atenção primária para levar informações sobre doação de sangue durante as visitas casa a casa.
PASSO A PASSO
Para se tornar doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, passar por uma breve entrevista e ser considerado apto nos exames solicitados. Menores de idade precisam da autorização dos responsáveis. Homens podem doar a cada dois meses e as mulheres devem respeitar um intervalo de três meses entre cada doação.
Quem faz três ou mais doações em um período de 12 meses tem direito a um certificado de doador fidelizado. O documento garante uma série de benefícios, como pagar meia-entrada em shows, espetáculos culturais, eventos esportivos, cinemas e exposições, entre outros. Para manter o certificado válido é preciso doar sangue pelo menos duas vezes a cada 12 meses.
Agência Estadual de Notícias
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642