Miguel e Alice foram os nomes de bebê mais escolhidos pelas famílias brasileiras, mostra o ranking BabyCenter 2017. O ranking foi elaborado a partir de 362.800 nomes de bebês nascidos ao longo de 2017 e cadastrados na plataforma BabyCenter.
O BabyCenter vem divulgando o ranking de nomes de bebê no Brasil desde 2009. É o levantamento mais detalhado e atualizado sobre os nomes escolhidos para registrar as crianças no Brasil, e a ferramenta ideal para quem está tentando decidir o nome de um filho e quer informações reais sobre quantos xarás ele terá (ou não) no futuro.
O ranking mostrou que pais e mães brasileiros estão preferindo nomes simples, curtos e fortes, com um ar internacional, e que a inspiração religiosa segue forte nas tendências da moda em nomes de bebê.
Meninas: Alice, Helena, Heloísa e Lorena em alta
Alice é o nome feminino preferido para bebês desde 2015, segundo o ranking de nome de meninas do BabyCenter Brasil.
Helena, um nome clássico e forte, é cada vez mais amado, e em 2017 chegou ao terceiro lugar, atrás apenas de Sophia.
Ganhando força ao longo dos últimos anos, o nome Heloísa também se consolida, e em 2017 entrou na lista dos 10 nomes femininos mais usados, ocupando o 9º lugar. Lorena segue subindo, alcançando o 12º lugar, e deixando para trás nomes tradicionais, como Beatriz (16º).
Outros nomes que estão se tornando moda para meninas são: Eloá, Antonella, Liz, Maitê, Luna, Mirella, Ayla e Aurora.
Os cinco nomes de menina mais comuns são: Alice, Sophia, Helena, Valentina e Laura.
Confira o ranking dos 100 nomes de menina mais usados em 2017
Miguel foi em 2017, pelo sétimo ano seguido, o nome mais escolhido para bebês meninos. Alguns nomes muito badalados, porém, começam a demonstrar cansaço em sua forma individual, como Davi, Gabriel, Lucas e Felipe, todos em queda.
Reencarnações de nomes antigos vêm ganhando cada vez mais força. Bernardo, por exemplo, é um nome clássico que já alcançou o terceiro lugar entre os nomes masculinos mais usados. O forte Heitor chegou ao quarto lugar.
Um dos maiores diferenciais do ranking BabyCenter em relação a outros levantamentos de nomes próprios disponíveis do Brasil, como o interessante projeto Nomes do Brasil, do IBGE, é que o BabyCenter leva em consideração uma das grandes paixões das famílias brasileiras: os nomes compostos.
Assim, em vez de contar apenas os nomes como Maria, Ana e João, o BabyCenter considera o segundo nome também, já que a intenção das famílias é que uma Maria Luiza seja uma Maria Luiza, e não simplesmente uma Maria. Além disso, o nome Maria Luiza é bem diferente de Maria Eduarda ou Maria Clara.
Maria Luiza é, aliás, o nome composto de menina mais escolhido no Brasil. Mas em 2017, pela primeira vez desde que o BabyCenter Brasil começou a elaborar o ranking, o nome duplo de menino mais usado não é João Pedro, e sim Enzo Gabriel.
Para meninas, pais e mães tendem a criar nomes compostos acrescentando apenas um prefixo Maria ou Ana aos nomes mais queridos, daí a subida em 2017 de Maria Alice, Maria Helena e até Maria Heloísa.
Já para os meninos a tendência é de acrescentar um nome de sucesso (como Miguel, Gabriel e Lucas) a outro nome, como complemento. Entre os 100 nomes masculinos mais usados em 2017, nada menos que 14 contêm de alguma forma os nomes Miguel ou Gabriel.
Os nomes compostos preferidos para meninos são Enzo Gabriel, João Miguel e Pedro Henrique. Já para meninas, são Maria Luiza, Maria Eduarda e Maria Clara.
Massa News