O Instituto de Meteorologia, o Somar, confirmou que ontem (14), um tornado se formou em Francisco Beltrão e atingiu a região sudoeste do estado do Paraná.
De acordo com a técnica em meteorologia, Patricia Vieira, o fenômeno aconteceu da seguinte forma: Devido a frente fria, que está instalada na região Sul do país, uma supercélula entre esta frente fria se formou. A supercélula é uma nuvem carregada com tempestade, que junto aos ventos, formam uma espécie de funil na região. Segundo a técnica, se comparada a escala meteorológica, este tornado é pequeno, tanto que quando acontece, atinge apenas bairros de uma cidade, que foi o caso de Francisco Beltrão. O que foi suficiente para causar vários estragos na cidade.
Patricia disse que em Realeza, cidade próxima a Francisco Beltrão, ocorreu uma tentativa de tornado. Ou seja, foi registrado o início deste mesmo fenômeno, mas diferente de Francisco Beltrão, o funil não chegou a tocar o solo em Realeza.
Ainda de acordo com a técnica, os níveis dos rios estão elevados e não há como prever fenômenos como estes. Apenas que, as chuvas continuarão até quinta-feira. A partir deste dia, a intensidade de água que deve cair é menor.
Não é só no Paraná que o mau tempo tem causado estragos. Em Concórdia, cidade do estado de Santa Catarina, o centro está alagado. Esta van escolar, que fazia o transporte dos alunos na comunidade de Santa Catarina foi arrastada pelas águas. Por sorte o veículo não desceu rio abaixo e ninguém ficou ferido. Isso aconteceu, pois a barragem que foi construída para evitar estes alagamentos, transbordou. O clima, por enquanto, é tranquilo no município. Contudo, os moradores temem enchentes e estragos ainda maiores na região.
Já em Xaxim, nesta manhã (14), os bairros também amanheceram alagados.
Em todo o estado de Santa Catarina, segundo a Epagri, os moradores devem ficar em alerta, pois os ventos que atingirão a região Sul do país nas próximas horas e dias devem ser fortes.
Redação catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642