Cascavel

Cartão postal de Cascavel, Lago Municipal completa 30 anos em novembro

Comemorações incluem homenagens a idealizadores do espaço público

05/11/2014 16h46 | Atualizado em 05/11/2014 17h30
O principal cartão-postal de Cascavel, o Lago Municipal, completa três décadas de inauguração neste mês de novembro com ampla programação que começa no dia 12, às 19 horas

A Secretaria de Meio Ambiente concluiu hoje (5) a programação oficial para as comemorações dos 30 anos do Lago Municipal de Cascavel. O grande momento está reservado para quarta-feira (12), quando, a partir das 19 horas, será realizada na Igreja do Lago uma solenidade com bênção ecumênica, seguida de apresentações artísticas e homenagens a Pedro Muffato, Jacy Scanagatta e Fidelcino Tolentino, ex-prefeitos que administraram Cascavel no período de planejamento e execução da barragem, entre outros idealizadores da obra.

O lago foi inaugurado no dia 11 de novembro de 1984, na primeira gestão do ex-prefeito Fidelcino Tolentino. Embora a barragem tenha sido construída em 1984, o projeto que deu origem ao principal local de lazer e prática de atividades físicas em Cascavel, na atualidade, começou a ser pensando dez anos antes, em 1974, na gestão Pedro Muffato, que assinou o decreto de desapropriação da área. A elaboração dos projetos e todos os preparativos para a obra ocorreram na gestão Jacy Miguel Scanagatta (1977/1983).

Ao longo dessas três décadas, o Lago Municipal tem sido testemunha do crescimento da Capital do Oeste. É lá que milhares de famílias de toda a região aproveitam o espaço para se divertir e fazer atividades físicas, sempre em contato com a natureza privilegiada do local.

Além disso, o Lago Municipal tem fundamental importância para o abastecimento da cidade. A barragem, que ocupa 38 hectares, armazena 460 milhões de metros cúbicos das águas da Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel, principal manancial da cidade.

Demais atividades comemorativas

Logo depois da abertura no dia 12, no dia 16 de novembro (domingo), será um passeio ciclístico com saída às 9 horas da Catedral Nossa Senhora Aparecida, rumo ao Lago Municipal, incluindo uma volta na ciclovia do lago.

Uma semana depois haverá a 1ª Travessia Aquática do Lago Municipal, com provas de natação de 750 e 1.500 metros.

Em 29 de novembro o cartão-postal será palco da chegada oficial do Papai Noel e de show pirotécnico. No dia seguinte ocorre a Corrida Lago Municipal 30 anos, com provas de 4 e 8 quilômetros.

Encerrando a programação, em 28 de dezembro, será realizada a 2ª São Silvestre de Cascavel - PR em Cadeira de Rodas de Uso Normal.

Compartilhe
Para marcar os 30 anos do Lago Municipal de Cascavel, foi criada uma fanpage no Facebook onde frequentadores podem compartilhar momentos vividos neste espaço. Toda população está convidada a acessar o endereço www.facebook.com/lago.cascavel e a dividir fotos e relatos de experiências relacionados a este cartão-postal da Capital do Oeste.

Confira a programação completa

12/11 - terça-feira - Solenidade de Abertura

19 horas - Igreja do Lago
- Bênção Ecumênica
- Homenagens aos prefeitos que participaram da construção do Lago Municipal
- Apresentações artísticas

16/11 - domingo
Passeio Ciclístico
9 horas - Saída Catedral Nossa Senhora Aparecida

23/11 - domingo
1ª Travessia Aquática do Lago Municipal
9 horas - Lago Municipal
- Provas de 750 e 1.500 metros

29/11 - sábado
Abertura do Natal Espetacular do Lago
21 horas - Lago Municipal
- Chegada do Papai Noel
- Show pirotécnico
- Acendimento das luzes de Natal

30/11 - domingo
Corrida Lago Municipal 30 Anos
8 horas - Lago Municipal
- Provas de 4 e 8 quilômetros

28/12 - domingo
2ª São Silvestre de Cascavel em Cadeira de Rodas de Uso Normal
9h30 - Lago Municipal