Política

Cartórios eleitorais abrem no feriado e também no fim de semana para regularizar título

Nos dias 1°, 2 e 3 unidades estarão abertas das 9h às 17h


Imagem de Capa

Cartórios eleitorais de cidades com mais de 70 mil habitantes estarão abertos no feriado do Dia do Trabalhador, 1° de maio. Também terá atendimento no fim de semana, sábado (2) e domingo (3), das 9h às 17h.

Ao todo, 23 Fóruns Eleitorais atenderão em horário estendido, pertencentes às cidades de Almirante Tamandaré, Apucarana, Araucária, Arapongas, Cambé, Campo Largo, Campo Mourão, Cascavel, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Sarandi, São José dos Pinhais, Toledo e Umuarama.

Conforme as determinações da Portaria Conjunta PRESID/CRE n° 2/2026, em municípios com menos de 70 mil eleitores, o atendimento ao eleitorado seguirá em horário normal, das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Somente nos dias 4, 5 e 6 de maio (segunda, terça e quarta-feira) o horário de funcionamento também será estendido nessas unidades, das 9h às 18h.

Documentação

Ao comparecer ao Cartório Eleitoral para emitir o Título Eleitoral, regularizar a sua situação, atualizar dados cadastrais, coletar a biometria ou transferir o domicílio eleitoral, os eleitores devem apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identidade com foto;
  • CPF;
  • Comprovante de residência recente, emitido há, no mínimo, 3 meses e, no máximo, 1 ano;
  • Comprovante de quitação do serviço militar (para homens que completam 19 anos no ano em que forem requerer o Título);
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (se houver).

Final de prazo

O fechamento do cadastro eleitoral ocorre 151 dias antes do pleito, conforme previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Esse prazo permite que a Justiça Eleitoral organize a logística da votação, o que inclui a definição das Seções Eleitorais e a produção do material necessário para o dia da eleição. Neste ano, o pleito ocorrerá, em primeiro turno, no dia 4 de outubro e, se houver segundo turno, no dia 25 de outubro.

Maria Vitória | Catve.com com TRE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política