Política

Câmara realiza segunda sessão da semana

Transporte de pets no coletivo e questionamentos sobre premiação ao município marcaram debates


Por conta da realização do Show Rural, a Câmara de Vereadores de Cascavel alterou a agenda da semana e realizou, nesta quarta-feira (11), a segunda sessão ordinária. A reunião foi considerada tranquila e contou com a aprovação, em segundo turno, dos projetos votados na terça-feira (10).

Entre as matérias aprovadas está o projeto que trata da implementação e uso da inteligência artificial na administração pública municipal. Também foi aprovado o Programa Professor Seguro, que propõe a criação de um canal de denúncias na Secretaria de Educação para agilizar a comunicação de ameaças contra servidores da rede municipal.

Já o projeto que previa o transporte de pequenos pets nos ônibus do transporte coletivo foi retirado de pauta para reanálise. O autor da proposta solicitou a suspensão ao argumentar que já existe legislação municipal permitindo o transporte de animais de suporte emocional e cães-guia.

O vereador explicou que a proposta apresentada buscava estabelecer critérios mais específicos, como limite de peso, exigência de vacinação e transporte em caixa apropriada.

Segundo ele, a legislação atual não detalha essas condições. Durante a fala, o parlamentar utilizou uma caixa de transporte para exemplificar o modelo sugerido no projeto.

Outro tema debatido na sessão foi um prêmio recebido por Cascavel em anos anteriores, quando o município figurou entre as melhores cidades para se viver. O vereador Edson Souza questionou os critérios utilizados na avaliação e mencionou um contrato firmado entre a prefeitura e o Instituto Áquila, responsável pela premiação.

De acordo com o parlamentar, o contrato ultrapassa R$ 2,6 milhões e previa a oferta de cursos e seminários de qualificação para servidores municipais. Ele afirmou que está realizando levantamentos para verificar a execução das atividades previstas.

O vereador também levantou dúvidas sobre a metodologia adotada pelo instituto na concessão do reconhecimento e mencionou a possibilidade de aprofundar a apuração, inclusive com a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), caso sejam identificadas inconsistências.

Confira detalhes no vídeo:


Reportagem de Leandro Souza | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política