É comum no meio político homenagear com nomes de próprios públicos, ruas e logradouros de um município, com registro do nome de uma personalidade após o falecimento. Mas para que serve a homenagem com o nome do "ente", se a comunidade continua utilizando o "apelido" do próprio público para indicar o lugar?
EXEMPLOS DE CASCAVEL
Cascavel é o legítimo Município que tem em seus próprios públicos nomes de personalidades que escreveram sua história em vida. Exemplos não faltam, porém vem alguém com uma brilhante ideia de colocar um novo nome em uma homenagem, quando na realidade as pessoas não incorporam este novo nome, porque o antigo já está na cultura popular.
NOMES QUE SE REFEREM ALGUNS LOCAIS
NOME - Teatro Municipal Sefrin Filho é chamado de Teatro Municipal de Cascavel
NOME - Centro Cultural Gilberto Mayer é chamado de Centro Cultural
NOME - Trevo Alsir Pelissaro é chamado de Trevo Cataratas
NOME - Ginásio de Esportes Odilon Reinhardt é chamado de Ginásio da Neva
NOME - Ginásio de esportes Francisco Pian é chamado de Ginásio do São Cristóvão
NOME - Estádio Olímpico Regional Jacy Miguel Scanagatta é chamado tão somente de Estádio Olímpico Regional
NOME - Hospital Municipal de Retaguarda Allan Brame Pinho é citado somente como Hospital de Retaguarda
NOME - Praça Vereador Luiz Picolli é citada como Praça da Bíblia
NOME - Anfiteatro Emir Sfair quando citado na maioria das vezes de Anfiteatro do Centro de Eventos
NOME - Terminal Rodoviário Dra Helenice Pereira Tolentino, porém continua sendo denominado pelas pessoas de Rodoviária de Cascavel
NOME - Aeroporto Regional do Oeste Coronel Adalberto Mendes da Silva e o Terminal do Aeroporto denominado de Octacilio Mion. Todavia continua sendo o Aeroporto de Cascavel
OUTROS
Dentre estes nomes ainda temos uma enormidade de UBSs e UFSs e outras instalações que foram batizados com nomes de personalidades falecidas e no entanto, são lembradas somente com o nome do bairro em que está sediada a unidade. Assim como associações de moradores que são nominadas com os nomes dos bairros e não com o nome do homenageado (a).
VOCÊ SABIA? (...)
... que a Prefeitura Municipal de Cascavel tem o nome do homenageado José Silvério de Oliveira?
... que a Câmara Municipal de Cascavel tem o nome do homenageado José Neves Formighieri?
... que a Casa da Cultura da Região Norte tem o nome do homenageado Seno Rhoden
... que o complexo esportivo do Jardim Colonial o nome do homenageado é Manoel Messias?
... que o complexo esportivo da Neva o nome do homenageado é Cléverson Thomé?
... que o Parque da Expovel tem o nome do homenageado Celso Garcia Cid?
RUAS E LOGRADOUROS
As únicas homenagens em que são utilizados os nomes dados em projetos de Lei são as de Ruas e Logradouros do Município. Nestes casos não tem como substituir o nome do homenageado por um apelido. As demais homenagens são para marcar "território" na política e agradar os familiares daqueles que são homenageados com por meio de lei municipal.
Até mesmo escolas que recebem o nome de pessoas falecidas como homenagem, são lembradas na maioria das vezes pelo bairro que se encontram.
RESUMINDO
Para que homenagear tantos próprios públicos dos cidadãos que fizeram algo pelo Município, se não são utilizados os nomes dados em forma de lei?
Seria um modo tão somente de dizer aos familiares e amigos que o ente falecido (a) foi lembrado por este ou aquele político da proposição?
FUI !!!
O ignorante afirma, o sábio duvida, o sensato reflete". Autor Aristóteles
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642