Foto: Reprodução | CMM
O plenário da Câmara de Maringá cassou o mandato da vereadora Cris Lauer (Novo), em sessão realizada na tarde desta quarta-feira (27). Com 20 votos a favor e dois contra, a decisão confirma a proposta da Comissão Processante, que apontou prática de improbidade administrativa pela parlamentar.
O julgamento ocorreu sem a presença da vereadora e do advogado. A Mesa Executiva adiou o início da sessão por meia hora e disponibilizou link de participação online, mas não houve resposta. A leitura do relatório da Comissão Processante abriu os trabalhos, que duraram mais de três horas, com cerca de 50 pessoas acompanhando a sessão na galeria.
A cassação foi fundamentada no artigo 7º, inciso I, do Decreto-Lei nº 201/1967, que permite a perda do mandato por atos de corrupção ou improbidade administrativa, e no artigo 9º, inciso IV, da Lei nº 8.429/1992, que tipifica como ato de improbidade administrativa o enriquecimento ilícito em razão do exercício do cargo.
Com a decisão, a Mesa Executiva expedirá decreto legislativo formalizando a cassação, que será publicado no Diário Oficial do Município. Paralelamente, a Câmara comunicará a Justiça Eleitoral.
Imagem: Câmara de Maringá
Igor Vieira sob supervisão de Alexandra Oliveira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642