A sessão plenária desta segunda-feira (25) na Assembleia Legislativa do Paraná foi marcada pela repercussão do anúncio do governo estadual sobre o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que terá redução de 45% a partir de 2026.
Parlamentares destacaram a medida como um alívio ao bolso do contribuinte e também como estímulo à economia.
"Será o menor IPVA do Brasil. O efeito é claro: a inadimplência tende a cair, pois as pessoas terão mais condições de manter suas contas em dia. Muitos veículos que hoje estão emplacados em outros estados devido à alíquota mais alta do Paraná retornarão, equilibrando a receita. Além disso, a previsão de crescimento da economia deve compensar essa redução", afirmou o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSD).
O primeiro-secretário da Casa, deputado Gugu Bueno, também reforçou os reflexos positivos da medida: "O Paraná tem hoje condições financeiras até para antecipar dívidas de longo prazo. A redução do IPVA vai devolver dinheiro ao cidadão, que seguirá circulando na economia e se transformará em ICMS e impostos municipais. A frota deve aumentar e compensar parte dessa perda de arrecadação".
O projeto que oficializa a mudança deve ser votado em plenário no início de setembro.
Confira detalhes no vídeo:
Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642