Foto: Rodrigo Fonseca/CMC
Um projeto de lei apresentado na Câmara Municipal de Curitiba quer criar regras para a atuação de fotógrafos nos principais pontos turísticos da capital paranaense. A proposta, do vereador Renan Ceschin (Pode), foi protocolada na última quinta-feira (17) e busca garantir mais organização, segurança e respeito aos visitantes.
Segundo o vereador, a medida é uma resposta a situações recentes de confusão envolvendo fotógrafos em locais como o Jardim Botânico, Largo da Ordem e a Ópera de Arame. Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram abordagens agressivas, brigas por espaço e turistas sendo pressionados a contratar serviços de fotografia.
Para evitar esse tipo de problema, o projeto propõe que a Prefeitura limite o número de fotógrafos por turno nos pontos turísticos, com áreas demarcadas para o trabalho. Também está prevista a criação de um sistema voluntário de credenciamento, com crachá ou selo de identificação, além de um código de conduta com regras básicas, como manter distância dos visitantes e evitar abordagens forçadas.
A proposta também inclui a oferta de cursos e oficinas de qualificação para os profissionais, em parceria com instituições da cidade. Outra medida sugerida é a criação de canais oficiais para denúncias e reclamações de turistas e moradores.
"Curitiba tem se consolidado como um dos principais destinos turísticos do Brasil, com locais emblemáticos como o Jardim Botânico, Ópera de Arame, Largo da Ordem e Museu Oscar Niemeyer, recebendo centenas de milhares de turistas por ano. O crescimento da demanda turística exige que o Município adote medidas para garantir organização, segurança e respeito ao espaço público", defende o vereador.
O projeto de lei ainda será analisado pelas comissões da Câmara antes de seguir para votação. Se aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei começa a valer 90 dias depois da publicação no Diário Oficial do Município (DOM). Atualmente, os interessados em utilizar espaços públicos municipais para produções audiovisuais e fotográficas devem fazer uma solicitação à Curitiba Film Commission por meio de formulário on-line (saiba mais aqui).
Relembre o caso
A discussão sobre a regulamentação da atuação de fotógrafos em pontos turísticos de Curitiba ganhou força após um caso que repercutiu nas redes sociais. No dia 19 de junho, o fotógrafo André Nascimento, de Paraty (RJ), registrou um desentendimento com duas fotógrafas no Jardim Botânico, um dos principais cartões-postais da capital.
O motivo da briga foi uma disputa por espaço para oferta de serviços fotográficos. André queria permanecer no local para trabalhar, mas foi hostilizado pelas profissionais, que tentaram impor regras próprias e pediram que ele deixasse a área, especialmente a parte frontal da estufa - uma das mais procuradas por turistas.
No vídeo publicado por André, uma das fotógrafas chega a ameaçá-lo verbalmente. Ele rebate, afirmando que elas tentavam monopolizar um espaço público. A gravação viralizou, e o caso repercutiu na imprensa.
Gabi Lira | Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642