Ricardo Stuckert/PR
Durante visita oficial à Argentina nesta quinta-feira (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá com a ex-presidente argentina Cristina Kirchner, que cumpre prisão domiciliar após condenação por corrupção. A reunião foi autorizada pela Justiça do país vizinho e ocorrerá em Buenos Aires, após a cúpula de líderes do Mercosul.
Apesar de estar em território argentino, Lula não deverá ter encontros com o atual presidente, Javier Milei, com quem mantém fortes divergências políticas. Esta deve ser a primeira visita do petista à Argentina desde a posse de Milei, em dezembro de 2023.
A reunião com Cristina acontece semanas após um telefonema entre os dois, quando Lula demonstrou solidariedade à aliada, após a Suprema Corte argentina rejeitar um recurso da defesa da ex-presidente.
Cristina Kirchner foi condenada por fraudes em contratos públicos com o empresário Lázaro Báez, aliado político, durante seus mandatos e o de seu falecido marido, Néstor Kirchner. Ela nega as acusações e afirma ser vítima de perseguição judicial.
Mercosul
Lula participa da cúpula do Mercosul, marcada pela transferência da presidência temporária do bloco da Argentina para o Brasil. O evento reúne líderes regionais e também anunciará um novo acordo de livre comércio com a Associação Europeia de Livre Comércio (EFTA), formada por Suíça, Noruega, Islândia e Liechtenstein.
Além disso, o presidente brasileiro reforça o compromisso de avançar com a ratificação do acordo entre Mercosul e União Europeia, ainda travado por resistências ambientais de países europeus como a França.
Antonio Mendonça/ Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642