Foto: Doug Mills | The New York Times
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas medidas tarifárias que entraram em vigor imediatamente nesta quarta-feira (9). As tarifas aplicadas sobre os produtos chineses saltou para 125%.
A ação é parte de uma tentativa de pressionar Pequim a retomar as negociações comerciais com Washington. Enquanto isso, o governo norte-americano decidiu estabelecer um teto temporário de 10% para tarifas recíprocas aplicadas a outras nações.
Essa pausa valerá por 90 dias e inclui o Brasil na lista de países com alíquota limitada. De acordo com Trump, a decisão visa abrir espaço para conversas diplomáticas, ao mesmo tempo em que ele intensifica a pressão sobre a China, alegando desrespeito às regras do comércio global.
"Com base na falta de respeito que a China demonstrou aos mercados mundiais, estou, por meio deste, aumentando a tarifa cobrada da China pelos Estados Unidos da América para 125%, com efeito imediato. Em algum momento, esperançosamente em um futuro próximo, a China perceberá que os dias de exploração dos EUA e de outros países não são mais sustentáveis ou aceitáveis", publicou Trump em uma rede social.
A lista de países afetados pela medida inclui 57 nações que teriam tarifas superiores a 10%, mas agora estão cobertas pela limitação temporária. Como resposta à nova rodada de aumentos, o governo chinês elevou as tarifas sobre produtos americanos em 84% e ampliou restrições a empresas dos Estados Unidos, com foco no setor de defesa.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642