EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
A criação de uma câmara exclusiva para julgar crimes de violência doméstica e familiar visa dar mais agilidade na tramitação de casos do gênero, levando em consideração a crescente demanda de processos no estado. O projeto de lei, de autoria do Tribunal de Justiça, foi aprovado pela Assembleia Legislativa por 45 votos.
O texto prevê a criação de cinco cargos de desembargador e dois de juiz substituto em segundo grau, além de cargos comissionados e funções de confiança para estrutura de apoio. O impacto financeiro será de R$ 14,1 milhões por ano ao Tribunal de Justiça.
O projeto foi aprovado em primeira discussão e deve retornar à pauta para votações em segundo turno e redação final. A expectativa é de que a câmara seja instalada imediatamente após a sanção do projeto pelo governador.
Atualmente, os casos de violência doméstica são julgados pela 1ª Câmara. No ano passado, foram 12.495 casos, o que representa 24,2% dos processos criminais que tramitam na corte. A criação de uma câmara exclusiva é inédita no país.
Confira os detalhes no vídeo:
Reportagem de Bruno Silva | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642