Política

Banco de Alimentos de Toledo completa um ano

Foram 180 toneladas de alimentos recolhidos e entregues até agora


Imagem de Capa

O Banco de Alimentos de Toledo completou, nesta terça-feira (1), o primeiro ano de funcionamento, tendo recolhido e entregue um total de 180 toneladas de alimentos. Esses alimentos foram selecionados, processados e distribuídos a entidades sociais e famílias carentes de Toledo e região. Localizado na Incubadora Industrial do São Francisco, o Banco de Alimentos vem se consolidando como um importante equipamento público para a promoção da segurança alimentar.

O volume de alimentos recolhidos, que anteriormente seria descartado, foi destinado a complementar a alimentação de centenas de famílias em situação de vulnerabilidade social. Ao longo do ano, o Banco estabeleceu diversas parcerias com empresas, supermercados, centros de distribuição, indústrias e produtores rurais para captar alimentos com valor comercial inferior ou prestes a ser descartados. Apesar da qualidade ser inferior, esses produtos ainda são adequados para consumo humano.

Segundo a nutricionista Vanesa Gesser, responsável do Banco de Alimentos, a seleção e o processamento dos alimentos foram fundamentais para garantir que pudessem ser consumidos de forma segura. "Em uma ocasião, recebemos uma tonelada de tomates e cebolas que seriam descartados. Graças à ação do Banco, esses alimentos puderam ser aproveitados", relata Vanesa. "Além disso, conseguimos oferecer iogurtes para crianças de famílias carentes por meio de uma parceria com uma indústria local", complementa.

Vanesa destaca ainda que todos os alimentos selecionados são cuidadosamente avaliados e entregues às famílias ou entidades de forma in natura, ou processados em produtos como molhos, extratos ou doces. O objetivo é não apenas fornecer alimentos, mas também enriquecer a qualidade da alimentação dessas famílias.

O próximo passo do Banco de Alimentos é a implantação de um sistema de desidratação de alimentos. Esse processo, além de preservar as propriedades nutricionais dos alimentos, aumentará a durabilidade e o aproveitamento. Isso é especialmente importante, já que muitas das famílias atendidas não possuem geladeiras para garantir a conservação dos produtos por mais tempo. Equipamentos necessários para a desidratação já estão sendo adquiridos.

Nesta terça-feira, Vanesa Gesser e o diretor da Cozinha Social, Edson Pimenta, participaram como convidados especiais do programa "Acontece", da Rádio União FM. Assim como o Banco de Alimentos, a Cozinha Social é um dos equipamentos que integra a rede de segurança alimentar de Toledo.

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política