Em Corbélia, a escolha para o comando da Secretaria de Educação promete movimentar a sexta-feira (29). Enquanto a maioria dos municípios prefere indicações políticas para cargos de confiança, o futuro prefeito Thiago Stefanello mantém a tradição local: o secretário será eleito pelos professores da rede municipal. Sim, isso mesmo, uma eleição interna, com direito a votos e tudo mais.
Apenas os educadores ativos podem participar da escolha, que terá urnas itinerantes passando por escolas e CMEIs ao longo do dia. De acordo com Stefanello, essa é a diferença do modelo adotado. Ele explicou: "Solicitamos primeiro aos colégios, às escolas e aos CMEIs que indicassem um que representasse cada uma dessas escolas. E desses 20, então, nós optamos por dois que passarão, então, ao processo agora de eleição".
As candidatas selecionadas após a peneira são as professoras Adriana Chimello Piazza e Caroline Sergel, que disputarão o cargo de secretária de Educação. Stefanello justificou os critérios: "Optamos principalmente por pessoas que estão fora da atual administração, para que a gente possa renovar, possa trazer novas ideias. E, de qualquer forma, é alguém da rede, é um professor de carreira, concursado, que já tem experiência e conhece a realidade das escolas".
100 DIAS DE GOVERNO
Enquanto isso, Stefanello já está com a agenda lotada para a transição de governo e os planos dos primeiros 100 dias. Ele promete começar o mandato atacando pontos críticos, como a manutenção das estradas rurais e a preparação das escolas para o início do ano letivo. "Dentro dos 100 primeiros dias, nós temos uma série de tarefas. É questão de analisar algumas licitações, se tem saldo ou não para a execução de alguns serviços, como, por exemplo, o mutirão de safra em janeiro das estradas rurais. Nós precisamos nos organizar com a questão da infraestrutura das escolas também para o retorno do ano letivo de fevereiro", detalhou.
Apesar das prioridades já anunciadas, o futuro prefeito fez questão de deixar claro que a composição completa do governo ainda vai levar tempo. Apenas os cargos principais serão definidos antes de janeiro, enquanto as nomeações de segundo e terceiro escalão ficarão para depois de fevereiro.
Stefanello assume oficialmente no dia 1º de janeiro, mas já demonstra que tem tudo sob controle. Resta saber se a tal "eleição democrática" para a Secretaria de Educação será tão renovadora quanto ele promete.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642