Política

De Olho no Voto: Na Catve, Professora Liliam (PT) propõe tarifa zero no transporte público

Por ordem de sorteio, candidata foi a primeira entrevistada pela Catve, nesta sexta-feira (16)


Imagem de Capa

A Catve inicia rodada de entrevistas com os candidatos à Prefeitura de Cascavel, e por definição sorteio, a primeira sabatina foi com a Professora Liliam, do PT.

De Olho no Voto, a Catve segue a tradição da cobertura das eleições municipais com ampla apresentação das propostas dos candidatos. E nesta sexta-feira (16) recebemos a candidata em nossos estúdios.

No plano de governo da Professora Liliam, consta a proposta de tarifa zero no transporte público de Cascavel. Ela explica na entrevista de onde sairá o recurso para custeio.

"Parte desse recurso que o trabalhador paga passagem já vem da própria lei trabalhista e das empresas. Construir um consórcio que fortaleça o desenvolvimento da cidade, que possa trazer recursos advindos já do pagamento da tarifa, sobretudo no caso das tarifas que são subsidiada e que a prefeitura já subsidia, aliado a uma renovação no formato deste transporte, é algo muito possível. A gente tem estudado isso, Toledo tem estudado, algumas cidades de Cascavel já implementaram, Foz já tem o passe-livre para estudante, portanto, está num caminho progressivo de chegar a isso".

A ampliação do perímetro urbano em 60%, regulamentada ano passado em Cascavel, deve ser revista, no eventual mandato da candidata.

"A gente tem possibilidade efetiva de sentar de novo e planejar, não fazer essa coisa no peitaço, assim, tem uma oportunidade, pode ser bom para a cidade, mas planejar, quer dizer, como é que esse núcleo urbano pode ir aumentando. Qual estudo indica que é para cá que a cidade vai crescer? Onde a gente tem bolsão de população que merece uma atenção no planejamento da ampliação da cidade? Então, isso é não só necessário, como urgente para a cidade de Cascavel. Qualquer prefeito sério, e eu como prefeita, solicitarei a revisão disso, inclusive com o amparo do Ministério Público", prometa a candidata.

Para educação, Professora se propõe a zerar a fila de Cmeis, que tem cerca de 5 mil crianças aguardando, e na saúde, a ampliação do programa Mais Médicos é uma das propostas e aumentar horário de atendimento nas unidades básicas.

"Ampliar o atendimento para a entrada da noite, pelo menos, e com esse balanço, como é que é, como é que são as necessidades nos diferentes territórios da cidade. E uma coisa que tem muita resistência aqui em Cascavel, e eu não entendo porque, porque a gente tem experiências maravilhosas, com programas mais médicos. Nós precisamos efetivamente, pela condição geográfica da cidade, pelo volume de crescimento da sua população, nós precisamos de apoio de profissionais que tenham disposição de trabalhar em qualquer um dos espaços, no serviço público, com o amparo do Ministério da Saúde".

A entrevista na íntegra está disponível aqui Portal Catve.com e também em nosso canal Youtube. Para assistir basta clicar aqui.

Redação Catve.com

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política