Política

Ana Júlia assume vaga deixada por Renato Freitas e se torna vereadora mais jovem da Câmara de Curitiba


Imagem de Capa

Ana Júlia Ribeiro faz seu primeiro discurso na CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara de Vereadores de Curitiba (CMC) empossou na tarde desta segunda-feira (4), a então suplente Ana Júlia Ribeiro (PT), 22 anos.

A parlamentar mais jovem da legislatura, informou a Câmara. Ana é suplente do Partido dos Trabalhadores (PT), ela assume a vaga aberta com a cassação do mandato de Renato Freitas pelo plenário da CMC.

"Eu sou a Ana Júlia, tenho 22 anos, sou estudante, ativista pela educação pública, trabalhadora e filha de trabalhadores. Obviamente, não chego nesta Casa nas circunstâncias que eu planejei, nem no momento que eu queria, ou pelo motivo certo. Por outro lado, nós aprendemos desde cedo a valorizar a democracia e a respeitar a vontade popular e, principalmente, as regras do jogo democrático. Entendo que uma responsabilidade se apresenta a mim neste momento e estou aqui para assumi-la, da forma mais aguerrida e dedicada que eu puder", disse Ana Júlia Pires Ribeiro, ao tomar posse como vereadora. 

Ana Júlia é estudante universitária, cursando Direito na PUC-PR e Filosofia na UFPR. Ela foi uma das lideranças estudantis secundaristas durante as ocupações dos colégios estaduais, em 2016, em oposição à Reforma do Ensino Médio e à Emenda Constitucional 95/2016. Nessa época, na Assembleia Legislativa do Paraná, então com 16 anos de idade, Ana Júlia fez uma fala aos deputados estaduais em defesa das ocupações que a tornou bastante conhecida. Desde então, envolveu-se em campanhas pela erradicação do trabalho infantil e está associada à Associação Brasileira de Juristas pela Democracia.

A cassação do mandato do vereador Renato Freitas foi confirmada, em segundo turno, pelo plenário da Câmara de Curitiba, por 25 a 5 votos, no dia 22 de junho. Na ocasião, foi aprovado um projeto de resolução (004.00003.2022) que consolidava o entendimento do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a respeito do Processo Ético Disciplinar 1/2022, de que Freitas quebrou o decoro parlamentar ao perturbar culto religioso e realizar ato político dentro da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos em fevereiro deste ano (502.00001.2022).


Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Política
Últimas notícias de Política