Cascavel

Deputado cobra reabertura do Pronto-Socorro do HU após denúncia da CATVE

O reflexo é a superlotação nas UPAS do município.

02/10/2019 17h17 | Atualizado em 02/10/2019 17h30
O deputado Marcio Pacheco (PDT) protocolou nesta quarta-feira (02), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), requerimento para a Secretaria Estadual de Saúde, solicitando providências sobre a reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Universitário (HU) de Cascavel. A reforma no Pronto-Socorro já dura mais de dois anos, cuja demora vem prejudicando o atendimento aos pacientes.

"Nós temos recebido muitas reclamações da população sobre a demora na conclusão das obras do Pronto-Socorro. O tema também tem"sido objeto de diversas matérias jornalísticas produzidas pelos órgãos de imprensa de Cascavel. Queremos que a Secretaria Estadual de Saúde conclua essa reforma e coloque a unidade a funcionar plenamente", afirma Pacheco.

Nesta terça-feira (01) o problema foi mostrado no programa EPC com reportagem da jornalista Laís Layne

O requerimento protocolado foi endereçado para o secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Gebrim Preto, o Paulo Preto. Dentre os pedidos de providências solicitados estão a conclusão das obras e agilidade para a reabertura do atendimento pleno do Pronto-Socorro.

De acordo com a Universidade Estadual do Oeste (Unioeste), responsável pela gestão do HU de Cascavel, 99% das obras já estão concluídas. A ampliação da unidade está orçada em R$ 2,6 milhões, faltando apenas o valor do reajuste da obra de R$ 450 mil solicitado pela construtora.

A obra afetou diretamente o atendimento do Pronto-Socorro, que tem uma média de 20 mil atendimentos/ano. Ocorre que a ampliação da unidade reduziu pela metade o atendimento. O reflexo disso foi a superlotação nas UPAS do município.

O HU atende pacientes de cinco regionais de saúde do Estado e compreende 119 municípios com uma população de aproximadamente 2 milhões de habitantes. É o maior prestador de atendimento do SUS das regiões oeste e sudoeste do Paraná. Por ano, são mais de 70 mil atendimentos, desde procedimentos de baixa até alta complexidade, como cirurgias cardíacas e neurológicas.



VEJA: Termina prazo de entrega mas pronto-socorro do HUOP segue fechado

assessoria



** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe do Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 9 9982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642.