No Paraná 1098 nomes estão na lista de inelegíveis em 2012. A lista foi divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado.
A maioria é por não terem as contas aprovadas nos mandatos em que atuaram. Em Cascavel a lista soma 19 nomes, entre eles Misael Pereira que esteve a frente a Acesc em 2003, Wilson Luiz Iscuissatti, ex-reitor da Unioeste, Cleverson Soares Tomé, já falecido e que foi secretário, e também a presidente do Provopar em 2008, e ex-primeira dama Rosimeri Tomé.
Mesmo impossibilitados de assumirem um cargo político, os nomes que estão na lista podem lançar candidatura. "Existem dois tipos de vícios que podem ter nessas contas irregularidades, as sanáveis e insanáveis. As insanáveis o candidato de pronto está inelegível também, podendo buscar ali o registro de sua candidatura ficando sub judice, que existe mecanismo dentro da legislação eleitoral por conta e risco. E os sanáveis são aqueles que ele também pode entrar com essa manobra judicial e já há um entendimento que os vícios sanáveis não impedem uma candidatura nesse primeiro momento", advogado Luciano Katarinhuk.
A justiça eleitoral avalia caso a caso e alerta para a estratégia de nomes que lançam candidatura, e durante o tempo em que o processo corre no tribunal fazem campanha, o que pode favorecer o partido.
Mais uma novidade nas eleições deste ano, além da Ficha Limpa que será aplicada com rigor, os candidatos a prefeito também precisam apresentar no seu registro de candidatura o plano de governo, para que possa ser avaliado pelo eleitor se foi cumprido ou não no fim do mandato. O prazo para os candidatos que concorrerão a vaga do executivo é até as 19h do dia 5 de julho.
Jornal da Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642