A baixa procura pela vacina da gripe entre crianças tem preocupado as autoridades de saúde, principalmente diante do aumento dos casos de doenças respiratórias, que vêm provocando superlotação nas unidades de atendimento pediátrico.
Na segunda-feira (8), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Cascavel registraram grande movimento. Na UPA Tancredo Neves, a espera por atendimento pediátrico chegou a oito horas. As crianças são, atualmente, o grupo mais afetado pelas doenças respiratórias.
Em Cascavel, 41,63% do público-alvo foi imunizado até o momento. Entre os grupos prioritários, a cobertura vacinal é de 47,06% entre os idosos, 45,95% entre as gestantes e apenas 30,24% entre as crianças.
Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ana Carolina Rossin, o município já registra aumento nos atendimentos relacionados a doenças respiratórias, tanto nas unidades de saúde quanto nas UPAs.
O Ministério da Saúde informou aos municípios que a vacinação não será ampliada para o público em geral enquanto a cobertura vacinal dos grupos prioritários não atingir 90%. Atualmente, a imunização segue disponível para crianças, idosos, gestantes e categorias profissionais contempladas pela campanha.
Dengue
A vacina contra a dengue, desenvolvida pelo Instituto Butantan, teve a aplicação suspensa temporariamente após o registro de eventos adversos em pessoas imunizadas. Os casos estão sob investigação, e até o momento não há confirmação de relação entre os sintomas registrados e o imunizante.
Confira os detalhes no vídeo acima.
Reportagem de Isabela de Oliveira | Jornal da CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642