Portal Saúde 24h

Saúde faz alerta quanto à vacinação contra coqueluche em crianças e gestantes

A vacina está disponível gratuitamente em mais de 1.850 salas de vacinação no Estado


Imagem de Capa

Imagem: SESA

A cobertura vacinal contra a coqueluche segue abaixo da meta no Paraná, principalmente entre gestantes e crianças. O índice definido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) é de 95%, mas os dados mais recentes do Estado mostram percentuais menores.

Em 2025, a vacina pentavalente, aplicada em três doses entre os dois e seis meses de vida, alcançou 92,92% de cobertura. A DTP, usada como reforço, chegou a 87,45%. Já a dTpa, indicada para gestantes a partir da 20ª semana de gestação, apresentou cobertura de 65,85%.

Em 2024, o Paraná registrou 2.819 casos de coqueluche e cinco mortes. Do total, 548 casos envolveram crianças menores de cinco anos. Em 2025, dados preliminares apontam redução da doença, com 299 casos confirmados e nenhum óbito até o momento.

A coqueluche apresenta comportamento cíclico, com aumento de casos a cada três a cinco anos. A vacina está disponível gratuitamente em mais de 1.850 salas de vacinação no Estado.

O esquema vacinal infantil prevê três doses da pentavalente aos dois, quatro e seis meses de vida, além de dois reforços com a DTP aos 15 meses e aos quatro anos. Para gestantes, a recomendação é a aplicação da dTpa a partir da 20ª semana, em todas as gestações, para proteger os recém-nascidos.

A doença é causada pela bactéria Bordetella pertussis e provoca infecção respiratória altamente contagiosa. Os primeiros sintomas incluem coriza, tosse seca e febre baixa, mas podem evoluir para quadros graves, principalmente em crianças menores de seis meses. A transmissão ocorre por gotículas de saliva ao tossir, espirrar ou falar.

Bruna Guzzo | Catve.com com AEN

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde