Portal Saúde 24h

Número de pacientes que faltam em consultas é alto em Cascavel

Situação gera atrasos em outros atendimentos


Imagem de Capa

Catve

Faltas em consultas impactam o sistema de saúde e atrasam outros atendimentos. Quando um paciente não comparece e não desmarca, a vaga fica ociosa. Poderia ser usada por outra pessoa, que está aguardando atendimento. O Cisop de Cascavel sofre com as ausências e orienta sobre a necessidade de cumprir o agendamento.

Vitório é de Campo Bonito e precisou de uma consulta médica com especialista, um pneumologista. A filha, Silvana Aparecida Paluski, conta que ele veio na primeira chamada, porque sabe que a fila é grande e costuma demorar.

Divonsir também mora em Campo Bonito e tem consciência de que, se marcou uma consulta ou exame, precisa se fazer presente quando agendado.

No entanto, a ausência de pacientes em consultas agendadas no Cisop de Cascavel (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná) tem se tornado um desafio recorrente.

Só em 2024, foram mais de 30 mil pacientes que não compareceram às consultas agendadas. Até agora, em 2025, já foram contabilizadas mais de 22 mil faltas.

A cada semana, o Cisop registra dezenas de faltas sem justificativa, o que compromete o andamento dos atendimentos, aumenta a fila de espera e desperdiça recursos importantes.

A gestão da fila de espera e a comunicação com o paciente agendado são de responsabilidade do município de origem. O Cisop tem reforçado a importância de comparecer nas consultas.

Em Cascavel, a Secretaria de Saúde realiza a confirmação de consultas por ligações telefônicas e mensagens por aplicativo de conversa. Quando não houver retorno, o próximo da lista é acionado, e assim por diante, para só então fazer o agendamento. A partir desse momento, a responsabilidade é do paciente, que também precisa ter consciência e comparecer no dia e horário marcado.

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Deivid Souza | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde