Portal Saúde 24h

Pacientes reclamam de demora nos atendimentos da UBS do Claudete

Funcionária também falou de falta de servidores no local


Imagem de Capa

Catve

Demora no atendimento gera reclamações de pacientes da unidade de saúde do bairro Claudete, em Cascavel. Na última segunda-feira (4), quem aguardava o agendamento de consultas precisou esperar debaixo de chuva.

Na unidade, as fichas são distribuídas a cada 15 dias. Na segunda-feira, era um dia em que as pessoas precisavam tentar agendar uma consulta e ainda estava escuro e chovia muito quando a fila se formou do lado de fora da unidade. Os pacientes estavam com guarda-chuva porque a unidade, que abre as 7h, ainda não estava funcionando.

Na manhã desta terça-feira (5), a situação já era mais tranquila, já que não era um dia de distribuição de fichas. No balcão da unidade tem um aviso, que consulta agendada não precisa pegar senha.

Segundo a Secretaria de Saúde, nenhum paciente precisa madrugar na fila. O acolhimento acontece de forma individual e não por ordem de chegada, mas sim, por necessidade.

Ainda de acordo com a secretaria, os pacientes podem buscar a unidade quando os espaços já estão abertos para atendimento, no caso da unidade do Claudete, a partir das 7h. No entanto, segundo os usuários, quem não fica na fila, não consegue consulta.

Lourelei Moretto contou que procurou a unidade no período da tarde para não encarar a fila da madrugada, mas não conseguiu agendar a consulta.

A dona Tereza Tristacci Garbin, conta que fez o agendamento no mês passado para ginecologista e conseguiu a consulta, mas, segundo ela, para clínico geral é mais difícil e as fichas acabam rápido.

Agora, o próximo agendamento de consultas na unidade é só no dia 18 de agosto.

Uma funcionária, que não quis ser identificada, reclamou da falta de servidores na unidade. Isso tem refletido no atendimento aos pacientes.

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que na segunda-feira dois profissionais estavam de atestado. Confira:

"A Secretaria Municipal de Saúde informa que a unidade de saúde conta com três servidores para atendimento na recepção. No entanto, ontem (4), dois desses profissionais apresentaram atestados médicos, o que ocasionou uma redução pontual na equipe. Hoje (6), um deles já retornou, e o serviço já conta com dois profissionais no atendimento.

A unidade também está com uma enfermeira de atestado médico, ou seja, mais uma situação pontual. No entanto, outras duas profissionais seguem no atendimento aos pacientes. Além disso, quatro técnicos de enfermagem reforçam o quadro."

Confira os detalhes no vídeo acima.


Reportagem Déborah Evangelista | CATVE

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Saúde
Últimas notícias de Saúde