JC
A estrutura é nova e está pronta para o uso. São equipamentos que vão salvar vidas. São 10 novos leitos de UTI adulto à disposição da população.
A implementação do recurso é uma contratação do Governo do Paraná. O Hospital Madre de Dio também já havia feito a instalação de outros leitos na unidade hospitalar. Os novos leitos da cidade são da área da 9ª Regional de Saúde que engloba outros nove municípios no Oeste paranaense. A promessa é desafogar a demanda do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, em Foz do Iguaçu.
A escolha de implementar novos leitos em outra cidade foi definida por conta da limitação de espaço físico na fronteira. Leitos de UTI pediátrico se tornaram prioridade para instalação. Os espaços foram usados imediatamente após a instalação dos recursos.
O Hospital Municipal de Foz é referência nos atendimentos de urgência e emergência na região de Fronteira. São, ao todo, 218 leitos.
Um dia antes da liberação dos leitos em São Miguel do Iguaçu, a taxa de ocupação no local estava em 94%. A alta demanda é frequente. Em datas anteriores, o Padre Germano Lauck chegou a operar com superlotação, acima da capacidade máxima. Em junho, destes atendimentos, foram feitos nos corredores do Hospital Municipal. A taxa de ocupação chegou a 1.275. Não havia sequer leito de UTI pediátrico disponível na Fronteira.
A Central de Regulação do estado mantém uma lista de espera baseada em prioridades para a transferência de pacientes assim que houver espaço livre. Os novos leitos de UTI adulto de São Miguel do Iguaçu foram liberados às 7h, desta sexta-feira (1º). A exemplo do que aconteceu com os leitos pediátricos, em poucos minutos os dos adultos também já estavam em uso.
Confira os detalhes no vídeo acima:
Reportagem de Renan Gouvêa | JC
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642