Unsplash
O Ceará registrou o primeiro caso de gripe aviária do tipo H5N1 em aves domésticas. A doença foi identificada em uma criação de subsistência em Quixeramobim, no sertão central do estado.
O caso foi informado pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado (Adagri).
A confirmação ocorreu na última quinta-feira (17), após análise de amostras encaminhadas no último dia 08 de julho, ao Laboratório Federal de Defesa Agropecuário (LFDA), localizado em Campinas (SP).
A criação passará pelo protocolo de saneamento previsto pelo Plano Nacional de Contingência de Influenza Aviária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
O órgão esclareceu ainda que já iniciou as ações previstas, como interdição da propriedade e eutanásia das aves.
"A Agência reforça que o consumo de carne de aves e ovos armazenados em casa ou em pontos de venda é seguro, já que a doença não é transmitida por meio do consumo. Portanto, a população pode se ficar assegurada de que não há nenhuma restrição quanto ao consumo", diz a nota.
No Brasil, até o momento, já foram detectados 181 casos de influenza aviária, sendo 172 casos em aves silvestres, 01 em aves comerciais e 08 em aves de subsistência, todos controlados.
TV Cultura
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642