Catve
A Secretaria de Saúde do Paraná está novamente chamando a atenção da população sobre a importância da vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe. O agravamento de casos é uma preocupação nesta época do ano em que as temperaturas começam a baixar. Em Cascavel, as vacinas estão disponíveis e os moradores devem ficar atentos para manter as doses de reforço em dia.
De janeiro a março de 2025, a Secretaria de Saúde do Paraná registrou quase 13 mil casos de Covid-19. Os números são incomparáveis ao período da pandemia, especialmente no pico da doença, mas o vírus continua a circular. Nos três primeiros meses do ano, a doença foi a causa da morte de 62 pacientes no Estado.
O Programa Municipal de Imunização de Cascavel adotou a estratégia de vacinação da Covid-19 do Ministério da Saúde. O público-alvo pode receber a vacina gratuitamente. Ela ajuda a prevenir os quadros graves da doença. No ano passado, pouco mais de 12.200 cascavelenses tomaram a vacina.
Os números de 2025 da vacinação ainda não foram atualizados pelo sistema do Ministério da Saúde, mas, para Cascavel, não tem expectativa de grande aumento na procura, até pela movimentação nos postos de saúde. E ainda tem outro cenário em andamento que divide as atenções: a campanha de vacinação contra a gripe. Iniciada há uma semana, quase 10 mil pessoas já estão protegidas, diante de um público-alvo de 142 mil pessoas.
Covid ou Influenza, as vacinas servem como métodos preventivos eficazes e podem ser aplicadas juntas. Crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades são sempre as mais suscetíveis. A médica infectologista do Hospital de Retaguarda, Carla Sakuma, explicou que não adianta esperar o frio chegar para se proteger dos vírus, "É importante tomar a vacina na fase que a gente se encontra bem, para que a gente tenha oportunidade de formar os anticorpos antes do vírus estar amplamente circulando na comunidade", comentou.
Confira a matéria completa no vídeo:
Reportagem Deivid Souza | CATVE
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642