A cena do primeiro turno se repetiu na fronteira. Antes mesmo da abertura dos portões, filas se formarem em vários locais de votação.
A diferença desta vez foi a chuva. Muitos levaram sombrinha ou guarda-chuva, mas a maioria acabou se molhando.
Já nas seções eleitorais, poucos problemas foram registrados, como por exemplo a lentidão de algumas urnas.
No geral, o tempo para votar foi de apenas um minuto por eleitor.
O número de pessoas justificando o voto foi menor neste segundo turno e mais uma vez, as pessoas com necessidades especiais, em cadeiras de roda ou muletas tiveram prioridade.
Para facilitar a movimentação de eleitores, o transporte público funcionou com os horários de sábado. Foram 65 ônibus colocados em circulação, atendendo gratuitamente todas as regiões da cidade a cada 30 minutos.
A fronteira com o Paraguai, também ficou movimentada neste domingo (30) com a presença dos brasiguaios, que também votaram no Consulado Brasileiro em Cidade do Leste.
Assim como no Brasil, a chuva prejudicou, mas ninguém reclamou da espera.
Os brasileiros que votaram em Cidade do Leste, foram identificados por região e até mesmo os que moram mais distante da fronteira, fizeram questão de votar.
Foram 4.600 pessoas que se inscreveram para votar aqui no Consulado Brasileiro em Ciudad Del Este. O número é o mesmo do primeiro, quando 2.900 eleitores conseguiram depositar o voto nas urnas. Para o cônsul geral do Brasil em Cidade do Leste, este número é satisfatório para uma unidade consular no exterior.
Redação Catve
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642