Robert Dean Silva Burnquist, mais conhecido como Bob, tem nome de gringo mas nasceu em Copacabana, foi criado em São Paulo e desde 1995 mora em San Diego - Califórnia.
Começou a "andar de skate" como ele gosta de dizer, aos 11 anos e junto com o seu pai, comprou as peças e montou o primeiro equipamento. Aos 13 anos estreou em competições e atualmente é considerado um dos melhores skatistas do mundo.
Além disso foi escolhido pelo Transworld Riders Poll Awards como o Melhor Skatista de Vertical e finalmente foi nomeado pela segunda vez o Skatista do Ano nos Action Sports and Music Awards.
Hoje em dia tem o privilégio de ter a maior pista de skate do mundo no quintal de sua casa.
É personagem de jogos eletrônicos como Playstation, Game Boy.
Bob é casado com a também skatista Jennifer OBrian e pai da menina Lótus OBrien Silva Burnquist.
O brasileiro é tetracampeão da megarrampa e já conquistou 22 medalhas em X Games e passou os últimos dias se preparando, para a disputa em Foz do Iguaçu em sua mega rampa particular.
"Estou me divertindo um pouco. Andando de skate e me preparando. O X Games Foz do Iguaçu está chegando".
Com a câmera posicionada no capacete, os fãs conseguem ter a visão do skatista durante o treino.
Bob é o favorito para conquistar medalha de ouro no Big Air, que acontece na quinta-feira, 18, no Parque Infraero.
Filho do engenheiro americano Dean Burnquist e da artista plástica mineira Dora Silva, Robert Dean Silva Burnquist começou a virar uma lenda do skate em 1994, quando foi para São Francisco, na Califórnia, a convite de uma revista especializada no esporte. Para convencer os pais a ficar por lá e virar skatista profissional, ele apressou o fim do ensino médio com um intensivão. "Tinha de fazer umas 100 provas num mês. Fiz 60, depois concluí o curso nos Estados Unidos", conta.
O sucesso veio após o atleta decidir abandonar a cocaína e a maconha consumidas em festas. "Percebi que meu negócio era andar de skate e que aquilo afetava meu desempenho", conta o skatista, que parou de vez com as drogas em 1996, ao sair para praticar o esporte no dia seguinte a uma noitada.
Redação Catve.tv
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642