Parece até uma brincadeira de criança, um pega-pega, mas a atividade lúdica simula situações reais de jogos, tomadas de decisões rápidas e certeiras que podem definir uma partida, para uma vitória ou derrota. Um movimento errado é bater-cabeça na certa.
A equipe Sub-19 do voleibol feminino de Cascavel se prepara para uma temporada de grandes desafios. A equipe foi vice-campeã na 2ª Divisão de 2025 e agora volta para a 1ª Divisão de 2026. Todo time entra em uma competição para ganhar, mas é preciso admitir que esse acesso não estava nos planos. Mas, uma conquista nunca é ruim. O grupo é jovem e isso pode fazer a equipe sofrer um pouco mais na 1ª Divisão. Dois reforços chegaram. A Júlia, que já foi de Cascavel, mas que o ano passado jogou em outra cidade, está de volta ao time. Daqui pertinho veio a Maria Eduarda. A central Duda estava no Toledo e esse ano vai defender a camisa do Vôlei Clube Cascavel.
Cascavel e Toledo, independente da modalidade tem sempre uma rivalidade. A Duda não esconde que depois de ter jogado quase quatro anos na cidade natal, vai ser difícil enfrentar a ex-equipe pela primeira vez.
Em pouco tempo de Cascavel ela já evoluiu bastante e sendo uma das mais experientes de um grupo com idade bem abaixo dos 19 anos, vai ter a missão de liderar essa equipe.
O Sub-19 feminino só estreia no fim de semana da Páscoa, entre os dias 3 e 5 de abril, até lá é preciso segurar a ansiedade e seguir treinando bem. Por outro lado, já tem time de Cascavel que entrou em quadra para valer. É o Sub-17 masculino, que disputou a Copa Oeste em Medianeira e terminou a 1ª etapa na 4ª colocação. Para o técnico Cristian, a avaliação é positiva porque conseguiu perceber a evolução dos meninos no primeiro teste de 2026.
Entre os pontos que precisam ser melhorados está o ataque. E nesta semana o treinador tem treinado bastante esse fundamento com a equipe. E lembra que a falamos já nessa reportagem sobre tomada de decisão? Outro quesito a ser observado.
A equipe Sub-17 masculina também tem um ano desafiador. São muitas competições no calendário. A próxima é a fase municipal dos Jogos Escolares, depois tem mais uma etapa da Copa Oeste em maio e em julho começa o Campeonato Paranaense. O Sieben, de Siebeneichler, já está no projeto a algum tempo, também acredita que o grupo começou bem o ano.
Para o jogador do Vôlei Clube Cascavel, o entrosamento da equipe pode ajudar nesse processo de evolução.
O garoto fala com propriedade, porque além se estar no time há muito tempo, é um dos principais jogadores, e dos mais altos.
Os campeonatos estaduais sempre são as principais competições do voleibol de Cascavel, e quando elas chegarem, é preciso estar pronto para enfrentar adversários difíceis dentro do Estado.
Deivid Souza / Hora do Esporte