Foto: Magnus Torquato
A oitava, penúltima e decisiva etapa da temporada 2025 da Copa Truck foi concluída em uma tarde quente, abafada e emocionante neste domingo (19) no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina, no Norte do Paraná. Em duas corridas repletas de reviravoltas e grandes duelos, a categoria dos 'brutos' viu os triunfos de Raphael Abbate (ASG Motorsport) e Fabio Fogaça (DMais Motorsport), ambos com Mercedes-Benz, nas provas 1 e 2, respectivamente. E são sete os candidatos ao título que vão definir o novo campeão dentro de um mês e meio em Interlagos: o atual campeão, Felipe Giaffone, assim como Abbate, Danilo Dirani, Beto Monteiro, Leandro Totti, Wellington Cirino e André Marques.
Abbate triunfou na Corrida 1 depois de um duro revés sofrido por Leandro Totti. O piloto da Vannucci Racing largou na pole e liderou as primeiras voltas da prova, mas foi punido com drive-through por queima de largada e viu pelos ares a chance de somar pontos importantes para o campeonato. O "Marvado" zerou na primeira prova, vinha em reação na disputa complementar, mas se envolveu em um incidente que o tirou de combate e deixou mais longe de buscar o título.
A Corrida 2 foi vencida por Fabio Fogaça, ainda no início de sua jornada como piloto da DMais Motorsport. O piloto de Sorocaba triunfou depois de travar um grande duelo com Bia Figueiredo, que persegue sua primeira vitória na divisão principal da Copa Truck. Os dois disputaram roda a roda nas voltas finais, com êxito para Fabinho, que teve a vitória como um presente de aniversário, já que o piloto completou 34 anos na última sexta-feira, 17 de outubro. É a segunda vez que Fogaça vence na divisão principal da categoria, repetindo o feito alcançado em abril de 2024, em Goiânia.
DRAMA E REVIRAVOLTA
O início de prova foi muito afeito a Totti, que manteve a dianteira após a largada. Em contrapartida, Giaffone foi superado por Abbate e depois por Victor Franzoni e caiu para o quarto lugar.
Contudo, a corrida teve uma reviravolta minutos depois, quando o "Marvado" foi punido com drive-through por queima de largada, tal qual o 'Rei de Londrina', Beto Monteiro. Assim, não somente o cenário da prova mudou de rumos, mas sobretudo do campeonato.
O revés de Totti alçou Abbate à liderança da corrida, com Franzoni em segundo e Giaffone em terceiro. Alberto Cattucci era o quarto e Felipe Tozzo, o quinto, muito pressionado por Danilo Dirani, os dois a bordo de 'brutos' da Iveco.
O fim de prova foi bastante agitado em razão das quebras de motor de Paulo Salustiano e Alberto Catucci, que estava em quarto lugar. A posição foi herdada por Tozzo, que travou espetacular duelo roda a roda com Dirani. O piloto da Usual Racing fez a ultrapassagem na volta final, mas foi punido em 5s. A vitória ficou mesmo com Abbate, pela segunda vez na temporada, seguido por Victor Franzoni e Felipe Giaffone. Felipe Tozzo foi o quarto, seguido por Bia Figueiredo, Dirani, Wellington Cirino e Fabio Fogaça. Leandro Totti terminou em 16º e não marcou pontos.
FOGAÇA VOLTA A VENCER
Com a inversão dos oito primeiros colocados da primeira prova, coube a Fogaça puxar a fila da Corrida 2, tendo Wellington Cirino ao seu lado na primeira fila, Danilo Dirani e Bia Figueiredo em terceiro e quarta, respectivamente, e Felipe Tozzo em quinto.
Um incidente envolvendo Leo Rufino (Elite) na reta oposta logo depois da largada provocou o acionamento do safety-truck. A retomada de prova juntou todo mundo para minutos eletrizantes em Londrina.
O grande destaque ficou para o incrível duelo entre Fogaça e Bia Figueiredo, enquanto Dirani vinha em terceiro e acompanhava tudo de perto pouco mais atrás. Outra batalha reuniu nada menos que dez 'brutos' a partir da sexta colocação, trazendo muita emoção para o fim da corrida.
No fim das contas, a vitória ficou com Fogaça, que resistiu a grande disputa com Bia Figueiredo. É o reencontro de Fabinho com o topo do pódio na Copa Truck depois de um ano e meio. A atual campeã da Elite foi a segunda colocada na pista, mas horas depois da corrida foi punida em 20s por queima de largada, caindo para a 13ª posição.
Assim, Dirani foi declarado segundo colocado, somando pontos preciosos para a temporada. Wellington Cirino terminou a etapa em terceiro e Felipe Giaffone concluiu a etapa em quarto, reafirmando sua condição de líder do campeonato a uma etapa para a conclusão da temporada. Um dos maiores pontuadores do fim de semana, Victor Franzoni fechou o top-5.
FINALISTAS
Com os resultados deste domingo em Londrina, e já aplicados os descartes após a penúltima etapa da temporada, estão definidos os finalistas da Super Truck PRO na temporada 2025. Atual campeão, Felipe Giaffone vai em busca do tetracampeonato da Copa Truck como líder da tabela de pontos, somando 210 tentos.
A vantagem para o vice-líder do campeonato, Raphael Abbate, é de 17 pontos. O piloto da ASG vai lutar pelo seu primeiro título da categoria somando 193 tentos, três a mais que Danilo Dirani, que teve 13 pontos descartados neste domingo.
Quem saiu de Londrina com o maior prejuízo em termos de campeonato foi Leandro Totti. O "Marvado" vai para Interlagos como um dos candidatos ao título, porém com 34 pontos de desvantagem para Giaffone, em cenário muito diferente do que foi até antes da corrida, quando estava somente quatro atrás do líder do campeonato. Beto Monteiro vai para a decisão em quarto, com 177 tentos, um a mais que Totti, o quinto.
Com chances matemáticas, e na lista dos finalistas, estão ainda Wellington Cirino, com 168 pontos, e André Marques — que foi para a decisão de 2024 como um dos candidatos ao título ao lado de Giaffone e Danilo Dirani —, com 166.
ABRE ASPAS
Raphael Abbate: "Estamos vivos na disputa. Fizemos uma ótima corrida, uma ótima largada, vencendo mais uma vez no campeonato. Só posso agradecer à ASG Motorsport, aos meus patrocinadores, à minha família, por todo o apoio. Fim de semana maravilhoso, então é só gratidão. Estamos vivos!"
Fabio Fogaça: "Foi difícil! A disputa com a Bia foi muito emocionante. Ela dispensa comentários, piloto do mais alto nível, e a trajetória dela mostra isso. Foi muito legal! Quero agradecer a todo o time: o Daniel Kelemen [chefe de equipe da DMais], que está aqui... Quando o piloto ganha é porque o equipamento estava à altura, e hoje ele estava à altura. Estamos juntos há cinco etapas, e dessas cinco finalizamos duas em segundo e hoje veio a vitória. Tudo isso é bastante significativo. Muito obrigado, parabéns a todo o time."
Felipe Giaffone: "Estou só terminando, estou morto [risos]. Tivemos um pouco de sorte, demos uma evoluída no caminhão, mas o pessoal evoluiu muito mais do que a gente, então precisamos trabalhar, do contrário não vai dar."
EXPECTATIVA
Definidos os finalistas e candidatos ao título, agora a Copa Truck se prepara para a decisão da temporada 2025. A categoria dos brutos terá um mês e meio de expectativa para conhecer os futuros campeões no fim de semana de 6 e 7 de dezembro, no 'templo do automobilismo brasileiro', o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
Copa Truck, temporada 2025
Etapa 8, Londrina (PR)
Super Truck PRO
Corrida 1, resultado final
1º - Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), 14 voltas em 27min01s866
2º - Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s773
3º - Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 6s797
4º - Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 10s700
5º - Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 11s754
6º - Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 14s290
7º - Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 17s066
8º - Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), a 17s363
9º - Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 18s521
10º - André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 20s033
11º - Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 30s030
12º - Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 37s787
13º - Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 39s608
14º - Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 51s090
15º - Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 1min11s486
16º - Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 1min19s735
17º - Regis Boessio (Boessio Competições/Volvo), a 1min51s487
18º - Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 3 voltas
Não completaram
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), a 5 voltas
Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 5 voltas
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), a 6 voltas
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 12 voltas
Corrida 2, resultado final
1º - Fabio Fogaça (DMais Motorsport/Mercedes-Benz), 8 voltas em 22min53s241
2º - Danilo Dirani (Iveco Usual Racing/Iveco), a 1s563
3º - Wellington Cirino (Iveco Usual Racing/Iveco), a 3s082
4º - Felipe Giaffone (R9 Competições/Volkswagen), a 4s534
5º - Victor Franzoni (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), a 4s993
6º - Felipe Tozzo (Dakar Motorsport/Iveco), a 5s727
7º - Raphael Abbate (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 6s629
8º - André Marques (R9 Competições/Volkswagen), a 6s799
9º - Thiago Rizzo (R9 Competições/Volkswagen), a 7s978
10º - Luiz Lopes (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 8s849
11º - Danilo Alamini (R9 Competições/Volkswagen), a 10s471
12º - Beto Monteiro (R9 Competições/Volkswagen), a 11s766
13º - Bia Figueiredo (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 20s939
14º - Jaidson Zini (ASG Motorsport/Mercedes-Benz), a 21s938
15º - Regis Boessio (Boessio Competições/Volvo), a 29s663
16º - Débora Rodrigues (R9 Competições/Volkswagen), a 41s765
17º - Leandro Totti (Vannucci Racing/Iveco), a 2 voltas
18º - Evandro Camargo (PP Motorsport/Mercedes-Benz), a 2 voltas
Não completaram
Alberto Cattucci (Tiger Team Race/Mercedes-Benz), não largou
Paulo Salustiano (R9 Competições/Volkswagen), não largou
Adalberto Jardim (AJ5 Eco Sports/Mercedes-Benz), não largou
Pedro Paulo Fernandes (PP Motorsport/Mercedes-Benz), não largou
Classificação do campeonato após oito etapas
1º Felipe Giaffone, 210 pontos
2º Raphael Abbate, 193
3º Danilo Dirani, 190
4º Beto Monteiro, 177
5º Leandro Totti, 176
6º Wellington Cirino, 168
7º André Marques, 166
8º Bia Figueiredo, 131
9º Jaidson Zini, 118
10º Danilo Alamini, 110
11º Fabio Fogaça, 109
12º Felipe Tozzo, 104
13º Victor Franzoni, 96
14º Evandro Camargo, 95
15º Alberto Cattucci, 75
16º Luiz Lopes, 75
17º Roberval Andrade, 59
18º Débora Rodrigues, 57
19º Pedro Paulo Fernandes, 55
20º Paulo Salustiano, 52
21º Thiago Rizzo, 47
22º Adalberto Jardim, 19
23º Régis Boessio, 1
Copa Truck
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642