Depois do XIV de Novembro, a Pré-Conferência de Esporte e Lazer chegou até o bairro Alto Alegre. A exemplo dos moradores da região sul da cidade, a comunidade esportiva também clama por mais espaços esportivos. No entanto, não polarizou a demanda e entende que também é preciso descentralizar as atividades esportivas. Suzani tem um filho PCD (Pessoa com Deficiência) e expôs a dificuldade de conseguir levar a criança na natação, por exemplo. Já que só tem um horário, 11 horas da manhã. Se o aluno estuda de manhã não consegue ir, se matriculado a tarde não dá tempo de voltar para casa e seguir para a escola depois. Sem levar em consideração outros compromissos importantes.
A Pré-Conferência no Alto Alegre destacou a importância da iniciação esportiva e pediu um olhar especial para as pessoas com maior vulnerabilidade social. Para ampliar a rede esportiva é preciso sim mais espaços, ou difundir melhor as parcerias com locais que já existem, alcançando outras secretarias, como a de educação e de assistência social. O Ricardo entende que é preciso pensar a longo prazo sim, mas também nas demandas imediatas.
Para um melhor atendimento esportivo, é preciso contratar novos profissionais. Esse é um grande problema que Cascavel precisa resolver. A título de comparação, Toledo tem quase 80 orientadores técnicos com carga horária de 40 horas semanais. Cascavel não chega a 35, com carga horária de 20 horas semanais.
O Presidente da Conferência Municipal de Esporte acredita que é importante também voltar a lutar para ter um profissional de educação física dentro das escolas, com métodos que trabalhem os fatores essenciais para o desenvolvimento das crianças e adolescente e não para que seja apesar uma atividade de lazer.
Responsáveis por atletas relataram a dificuldade financeira para manter e formar um atleta dentro de casa. Foi indicado no encontro que seja feito um mapeamento de pontos estratégicos, de locais que podem ser utilizados para desenvolver atividades esportivas: escolas, centros de convivência e colégios. O Presidente da Fundação Municipal de Esporte e Cultura de Cascavel esteve na pré-conferência e defendeu que até os pedidos para novos espaços precisam ser bem pensados.
A terceira Pré-Conferencia está marcada para o dia 17 de setembro, no auditório da prefeitura. A penúltima no dia 18, no salão comunitário do Consolata e a última no dia 24 no auditório do CCI do Morumbi.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642