Fotos: Stake F1 Team | Kick Sauber
O Autódromo de Hungaroring, em Budapeste — Hungria, recebeu neste fim de semana as atividades da 14ª etapa do Campeonato Mundial de F1. Representando a equipe suíça Stake F1 Team | Kick Sauber o brasileiro Gabriel Bortoleto concluiu o domingo (3) fechando o seu melhor final de semana do ano, até aqui, terminando a corrida em um comemorado sexto lugar.
Como sempre acontece na F1, as atividades de pista em Budapeste tiveram início ainda na sexta-feira (1), com as duas primeiras sessões de treinos livres. Diferente do que vinha acontecendo nas últimas etapas, os modelos C45 da Sauber não mostraram o mesmo bom desempenho. Tanto Gabriel como Nico Hulkenberg, seu companheiro de equipe, tiveram resultados bem abaixo do esperado. No primeiro treino, com o tempo de 1m17s652 Bortoleto concluiu a sessão apenas no 19º lugar. Na sessão da tarde, quando fez simulações de corrida, o brasileiro classificou o carro #5 apenas no 17º lugar. Com 46 voltas concluídas no primeiro dia, o prognóstico não era dos melhores.
"Na sexta-feira eu não tive uma boa sensação com o carro. O TL2 foi particularmente desafiador, especialmente com o composto macio, onde tive algumas dificuldades com equilíbrio e desempenho com baixo consumo de combustível. Por outro lado, o ritmo de corrida pareceu encorajador, e os treinos livres são focados em testar e aprender. A equipe tem feito um trabalho fantástico durante toda a temporada, tenho certeza que vamos achar um bom equilíbrio tanto para a classificação como para a corrida", explicou o piloto de 20 anos.
SÉTIMO LUGAR MOSTROU A FORÇA DE REAÇÃO DA EQUIPE
Após permanecerem na pista até tarde da noite de sexta-feira, Gabriel e todo o corpo de engenheiros da equipe trabalhou muito em mudanças de setup para o terceiro treino com vistas, principalmente, ao melhor acerto para a classificação. Assim, no terceiro treino, realizado já na manhã de sábado (2), o piloto conseguiu o nono lugar com a marca de 1m15s978. Duas horas depois o brasileiro voltava à pista para o Qualify. Confiante em seu equipamento, Gabriel conseguiu uma incrível volta no Q1 que lhe colocou na sexta colocação. No Q2, de forma conservadora, ele fez a primeira tentativa com pneus usados e, na segunda tentativa, com a marca de 1m15s586 se classificou na 10ª colocação e seguiu para a fase final da tomada de tempos. Enfim, no Q3, com uma grande confiança no carro, Bortoleto conseguiu uma volta sensacional e, com o tempo de 1m15s725 se garantiu no sétimo lugar do grid para corrida de domingo. Nomes como o de Max Verstappen, Lewis Hamilton e vários outros pilotos consagrados ficaram atrás do brasileiro.
"Fiquei muito feliz com o desenrolar da classificação hoje. Depois de um início de fim de semana desafiador, em que nos faltou ritmo e confiança no carro, trabalhamos duro para resolver os problemas que causaram isso e fizemos um progresso significativo. Garantir uma vaga no Q3 e terminar em 7º - meu melhor resultado até agora na Fórmula 1 - é um grande marco para a equipe e para mim. Estou vivendo uma temporada de aprendizado, cada sessão é uma chance de crescer, e eu não conseguiria fazer isso sem uma equipe incrível ao meu redor. Eles me incentivam, me apoiam e estamos avançando juntos. Agora o foco é converter isso em um resultado forte na corrida", explicou o piloto que conta com o patrocínio do Banco BRB, KitKat, Porto e Motorola by Snapdragon.
DOMINGO MARCADO POR CONSISTÊNCIA E MAIS OITO PONTOS
A corrida deste domingo contou com 70 voltas e Bortoleto, mais uma vez, mostrou a sua incrível curva de aprendizado, bem como, a grande evolução conseguida nos carros da equipe Sauber. Após uma largada perfeita, o piloto pulou para a sexta colocação. Equipado com pneus de compostos médios, o piloto do carro #5 seguiu para sua corrida. Entre os dois carros, a equipe Aston Martin Gabriel acelerou muito, mas, principalmente, soube poupar seus pneus para os momentos decisivos. Seguindo estritamente a estratégia definida antes da prova com seu time de engenharia, o piloto ficou na pista até a volta 42 quando, então, numa rápida troca de pneus, colocando um novo set de pneus — desta vez de composto duro. Foram mais 28 voltas de ritmo frenético onde, além de atacar Fernando Alonso, que vinha logo à sua frente, Gabriel tinha de se preocupar em não ser atacado. De forma muito madura, o piloto seguiu sem cometer erros até a bandeirada final e comemorou bastante o seu melhor resultado na F1 até aqui — a sexta colocação. Essa posição lhe rendeu mais 8 pontos para o Campeonato. Agora, com 14 pontos na classificação, Bortoleto subiu para o 17º lugar.
Para concluir o domingo com "Chave de Ouro" Gabriel foi nomeado o "Piloto do Dia" por meio de votação popular realizada no site da própria F1.
"Que final de semana! Realmente foi o nosso melhor até aqui. Estou muito contente não apenas pelo resultado que conquistamos na corrida e na classificação, mas, principalmente, por termos encerrado a sexta-feira com um carro que não era o ideal e, juntos, termos conseguido encontrar o caminho correto para um setup ideal. Fomos rápidos na classificação, bem como, consistentes e precisos na corrida. Posso dizer que, realmente, extraímos o máximo de mim e do carro nesta rodada. Realmente é uma sensação muito boa partir para as férias do verão europeu com esta sensação de melhoria contínua que estamos vivendo", concluiu o piloto da cidade de Osasco-SP.
O Campeonato Mundial de F1 entra agora em seu período de férias do verão europeu. A 15ª etapa será disputada no Autódromo de Zandvoort, na Holanda, entre os dias 29 e 31 de agosto.
Assessoria
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642