O futebol de várzea é bom demais. E o Terrão de Cascavel vai além — é espetacular. As semifinais aconteceram no famoso campo do Jardim Colonial. Campeonato bom tem que ter público, e olha só a galera marcando presença em excelente número ao redor do campo. Teve até transmissão! O pessoal do Peladeiros New também estava na área.
No primeiro jogo, Os Alves (de preto) enfrentaram o Frutana (de uniforme vermelho meio laranja, ou laranja meio vermelho — tanto faz). A disputa começou quente: com quinze segundos de partida, dois chutes e duas defesas, uma de cada goleiro.
Jogo bom tem que ter jogadas bonitas. Olha só a chapelaria do Felipinho atendendo a clientela! Tudo bem que, na hora de tirar um 10, ele saiu com nota vermelha... E partida que leva a galera ao delírio tem que ter golaço também! Então pega esse gol olímpico do Pulga. Que que é isso, hein, Pulga? Detalhe no repeteco: batida de trivela, bola quica na terra, faz uma rosca e balança a rede. Golaço mesmo — mas será que foi por querer?
Com toda essa humildade, vou até defender o Pulga e dizer que ele foi modesto: 1 a 0 para o Frutana. Edimar quase empatou para Os Alves. O primeiro tempo terminou com placar magrinho. Bora pro segundo tempo!
O Frutana finalizou primeiro: Ryan chutou, e o goleiro Everton pegou. Henrique respondeu para Os Alves. Pedi para o editor não colocar esse chute do Pulga, pra galera não dizer que o gol olímpico foi pura sorte, mas ele não me ouviu...
Quando Leo chutou com o goleiro fora do gol, teve um corajoso que entrou na frente da bola e tirou de cabeça. O pessoal do Frutana é cabeça-dura mesmo! Batida do Luiz Henrique e o Ryan imitou o colega. Quando o craque do time, o Cemic — esse já deu muito show por aí — errou o chute de primeira, todo mundo achou que o Frutana já estava na final. Alarme falso.
Presta atenção na jogada bem trabalhada que começou no goleiro Everton: Pedro deixou Nil no chão, quase comendo terra, Cemic cruzou e Jhonatan empatou para Os Alves: 1 a 1.
Logo depois, Cemic tentou uma bicicleta. Que ousadia! Confesso que torci pra ser gol. Mas admito: se ele faz, talvez nem fosse tão emocionante quanto foi. O jogo seguiu intenso. Pulga quase fez gol contra — se entra, era pra apagar o gol olímpico do DVD. Felipe acertou a trave e, na blitz total do Frutana, ainda bateu uma falta com perigo.
Teve o engraçadinho do Edimar que meteu a mão na bola. Tá jogando vôlei? Amarelo pra ele. Final de jogo: 1 a 1. Decisão nos pênaltis — do jeito que o repórter gosta, mas o torcedor quase infarta.
No futebol raiz o bom é que você pode conversar com todo mundo. Aproveitamos para entrevistar os goleiros. Será que cada um tem uma manha diferente pra pegar pênalti?
Frutana abriu as cobranças com gol de Willian, o Zóio. Os Alves empatou com o sempre seguro Cemic. Depois, Luiz Felipe errou — bola na trave e no goleiro. Leo tentou fazer igual e também desperdiçou. Rafa pegou. Na terceira cobrança do Frutana, Pulga (quem, quem, quem?) escorregou na terra úmida... e um abraço. Marcos cobrou para Os Alves e converteu: 2 a 1.
Nil fez o dele — e olha a reação dele quando me confundi achando que ele tinha errado. Henrique, o quarto cobrador de Os Alves, mandou pra fora. José Felipe (que, se fosse famoso, seria o Zé Felipe) bateu e marcou. Boa, Zé!
Edimar, aquele da mão na bola, dessa vez fez certo e marcou: 3 a 3. Na última cobrança do Frutana, Wilson José errou o alvo.
Ah, pronto! Luiz Henrique foi pra bola com a chance de colocar Os Alves na final. Só que não: Rafa manteve o Frutana vivo. Agora era com Ryan nas alternadas — e nada feito. Everton esperou e defendeu. Jhonatan teve a chance de liquidar, mas Rafa brilhou de novo. Três defesas dele nos pênaltis!
Jeferson acertou a cobrança para o Frutana. Agora a pressão era do outro lado. Com os batimentos desregulados, Lucas não suportou e mandou pra fora. Frutana está na final do Terrão!
Na outra semifinal, duelo entre o maior de todos os tempos (segundo eles mesmos), o Treme-Terra — de aurinegro, amarelo e preto — contra o Alumíne FC, os azarões do confronto.
O primeiro chute foi do Alumíne, mas Everton pegou muito embaixo. Não fez e levou. Monstro do futebol amador, seja na terra, grama ou quadra, Fabiano abriu o placar. Depois veio jogada linda do Jackson, e Marlon tirou em cima da linha. Ainda no primeiro tempo, o Treme-Terra ampliou com um gol contra de Jhonatan Viana. O Alumíne até tentou reagir com Marlon.
E pra não faltar resenha: veja essa caneta do João Vitor em Vinícius — e tem pior vindo por aí! Thiago chutou, e o goleiro Edinho, que pega demais, defendeu. Fabiano quase marcou de falta. O primeiro tempo terminou 2 a 0.
No segundo tempo, o Alumíne tentou descontar com Diego, mas não deu pra vencer Edinho. Fabiano voltou a aparecer, fez uma jogada individual e deu o presente para Jackson marcar o dele.
Por mais que o Alumíne tentasse, não tinha como derrubar o paredão Treme-Terra. Diego, a queima-roupa, e Edinho fez milagre. E aí, parem tudo para uma pintura! Lançamento perfeito de Daniel e golaço de Fabiano por cobertura. O cara é fora do padrão pra várzea — antes da bola chegar, já sabia que um totozinho tiraria o goleiro da jogada.
Renan também tentou, mas é chover no molhado: Edinho defendeu. Alexandre, em jogada individual, aumentou a goleada: 5 a 0 no Colonial. Se com o pé não dava, Wellington tentou dar uma de Maradona, mas o árbitro Marcelo estava atento e não caiu na dele.
Gol não saiu mais — precisava? Depois dessa caneta sensacional do Fernandinho em Thiago? Essa vai pro clipe dos melhores momentos. Só não fiquei com dó do Thiaguinho porque ele ainda tentou pegar o Fernandinho depois.
Wellington Jhon, de falta, quase fez o de honra. Final: Treme-Terra 5 x 0 Alumíne.
Final entre Treme-Terra e Frutana. Quem será que leva? Tem favorito?
A data da grande final do Terrão de Cascavel ainda não foi definida pela organização, mas já adianto: vai ser diferenciada.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642