Esporte

Curitiba recebe maior circuito de skate do país neste fim de semana

STU National terá etapa no complexo esportivo do Tarumã e destaque para atletas paranaenses


Imagem de Capa

Está chegando a hora do skate tomar conta do Complexo Esportivo do Tarumã, em Curitiba. O local recebe a terceira etapa do STU National 2025, o maior circuito de skate do Brasil.

"No Paraná, nós investimos muito em infraestrutura esportiva em todas as modalidades, com recursos disponíveis inclusive pelo ProSport, mais de 50 milhões por ano para apoiar 300 projetos esportivos no país. O presidente da Federação de Skate é de Cascavel e tem apoiado bastante o skate paranaense. Então, esse evento é o auge para todos que gostam de skate no estado. Aqui também é o centro de treinamento da seleção brasileira. Temos atletas olímpicos na faixa dos 20 a 22 anos, mas também toda uma nova geração, desde os cinco até os 15 anos, sendo preparada em Curitiba", destacou Hélio Renato Wirbiski, secretário de Esportes do Paraná.

Essa é a primeira vez que Curitiba sedia o STU National. A edição começa nesta quinta-feira (24) e traz como destaque os atletas paranaenses.

As disputas acontecem nas categorias Park e Street, reunindo 72 atletas de alto nível técnico, incluindo nomes de destaque no cenário mundial.

Um dos grandes nomes é o curitibano Augusto Akio, o Japinha, atual campeão mundial e medalhista de bronze nas Olimpíadas de Paris, em 2024.

"É uma grande honra poder carregar a bandeira do meu país, do meu estado e da minha cidade além das fronteiras. Só tenho a agradecer a todos que fizeram parte da minha caminhada. Se não fossem essas pessoas que acreditaram em mim, eu não teria chegado onde cheguei hoje", afirma o skatista.

Representando as mulheres, a campeã brasileira e atleta olímpica Gabi Mazzetto, que ficou em segundo lugar no Skate League, o maior evento de skate do mundo, também é presença confirmada.

"Quando olho para trás, penso que a Gabi de antigamente jamais imaginaria o que está acontecendo hoje. O skate me ensinou, e ensina a muitas outras pessoas, que precisamos ser persistentes. A gente cai, levanta e sabe que uma hora vai dar certo. A persistência e a resiliência me fizeram ser a pessoa que sou hoje", compartilhou a atleta.

Confira detalhes no vídeo acima:


Reportagem de Ana Reimann | EPC - ESPORTE, POLÍTICA E CIDADANIA

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte