O Centro Nacional de Treinamento em Atletismo (CNTA) de Cascavel está passando por pequenos reparos. Ainda no passado o Estado liberou cerca de 1 milhão de reais para manutenção do espaço, valor que deve ser utilizado por um período de 12 meses, incluindo compra de equipamentos necessários.
O CNTA foi inaugurado em 2021, mas a demora para a conclusão das obras que começaram em 2014, era para 2016, já trazia a necessidade de reparos antes mesmo da entrega. A instalação tem uma área de terreno de 86.211,69 m² e área construída de 8.000 m², ou seja, os serviços estavam represados.
No entanto o grande desafio é recolocar o CNTA de volta ao calendário nacional de eventos, fora desde ao ano de 2023 por conta das condições da pista. Nem as competições Estaduais tem vindo mais para Cascavel. O local é utilizado para treinamentos dos atletas do município, mas precisa de atenção especial. O Presidente da FMEC acredita que é possível fazer a recuperação da pista ainda em 2025.
Para que essa reforma aconteça são necessários cerca de 600 mil reais, já que a camada de granulado da pista não precisa ser substituída em toda a sua extensão. O alojamento do CNTA é outro setor que também necessita de uma grande intervenção. O espaço se assemelha a um hotel, mas as infiltrações danificaram a obra ao longo dos anos. Esse problema tem que ser resolvido e demanda de muito recurso.
Será implantada futuramente a cobrança de uma pequena taxa para o alojamento do CNTA, afim de utilizar o próprio recurso para a manutenção do local.
O Estado se comprometeu a repassar 5 milhões de reais, gradativamente, para uma reforma mais pesada do Centro de Atletismo de Cascavel, mas isso só vai acontecer depois que for concluída a transferência do CNTA que está saindo do Estado e entrando para o município. Esse processo de doação já passou pela Assembleia Legislativa e está na fase final da documentação. O CNTA será da Prefeitura de Cascavel.
Sn - Jeferson (5ª Pergunta)
OFF 7 - Com o Estado ficará ainda a responsabilidade de bancar a energia elétrica, cerca de 25 mil reais por mês e a água, de 10 a 12 mil reais por mês. No total, o custo de manutenção do CNTA passa de 100 mil reais mensais, mas o município defende que o valor é um investimento e não um gasto.
Deivid Souza / Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642