Esporte

Pressionado por renovação, Samir Xaud é eleito novo presidente da CBF

Vinte e seis federações e 20 clubes participaram da eleição neste domingo (25)


Imagem de Capa

Foto: Rafael Ribeiro | CBF

Samir Xaud, 41, é o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele recebeu votos de 26 federações e 20 clubes na eleição realizada na manhã deste domingo (25).

Apesar de ser candidato único, não conseguiu unanimidade de votos - como ocorreu na eleição anterior, que reelegeu Ednaldo Rodrigues.

Ao todo, foram 103 votos de um total de 141 possíveis. Agora, Xaud assume imediatamente o cargo, com mandato até 2029.

Há pouco mais de uma semana, a Justiça do Rio de Janeiro determinou o afastamento de Rodrigues da presidência, devido a uma assinatura supostamente falsa do Coronel Antônio Nunes, ex-presidente da entidade, num acordo firmado em janeiro para encerrar disputas jurídicas que o mantinham pendurado por liminares.

Apesar de negar a fraude no documento - Nunes está há meses muito debilitado por uma doença -, ele decidiu desistir de lutar pelo cargo na semana passada.

No mesmo dia em que Ednaldo foi afastado, um bloco de 19 federações publicou um manifesto em que pedia renovação da CBF, onde Saud emergiu como candidato à presidência.

Houve, então, um outro movimento encabeçado por Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF), unido a uma parte majoritária de clubes da Libra e da Liga Forte Futebol (LFU), numa tentativa de lançar uma chapa opositora, mas que naufragou.

Parte dos clubes, que tinham declarado apoio a Bastos há uma semana, boicotou o processo eleitoral e dispensaram, inclusive, a possibilidade de voto online, o que foi proposto pela comissão eleitoral em dia de rodada do Brasileiro. Operário e Santos, por outro lado, furaram o boicote. Bragantino e Ferroviária disseram que iriam e não compareceram.

Confira os clubes que participaram da votação:

  • Série A (10): Atlético Mineiro, Bahia, Botafogo, Ceará, Cruzeiro, Grêmio, Palmeiras, Santos, Vasco, Vitória;
  • Série B (10): Amazonas, Athletic, Avaí, CRB, Criciúma, Operário, Paysandu, Remo, Vila Nova, Volta Redonda.

Saiba quais não votaram em protesto:

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, São Paulo e Sport.

Redação Tv Cultura

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte