Esporte

Luis Steffens sobe em todos os pódios do Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista

Steffens conquistou três medalhas de prata e uma de bronze no Velódromo de Indaiatuba, São Paulo


Imagem de Capa

Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

O paraciclista paranaense Luis Carlos Steffens teve um desempenho notável no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista 2025, realizado entre os dias 12 e 14 de março, no Velódromo Municipal de Indaiatuba, em São Paulo. Com uma preparação intensa e um trabalho focado, o atleta subiu em todos os pódios das provas que disputou, consolidando sua consistência e mostrando seu alto nível de preparação para os próximos desafios.

Preparação e Resultado - Luis Steffens iniciou a temporada com grandes expectativas, tendo se preparado durante meses ao lado de seu treinador, Fábio Medici. "Foi um trabalho bem focado e específico. Eu abri mão de alguns eventos importantes para poder concentrar totalmente nesse objetivo, que era começar a temporada com o pé direito no Campeonato Brasileiro de Pista", relatou o atleta.

O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Pista de 2025 foi a primeira grande competição do calendário nacional de 2025. Steffens destacou a intensidade da competição, que contou com duas provas por dia, incluindo etapas classificatórias, eliminatórias e finais. Com mais de 200 voltas no velódromo de Indaiatuba, o paraciclista sentiu o desgaste, mas estava preparado para o desafio.

Três Pratas e um Bronze - Steffens teve um desempenho impressionante, conquistando três medalhas de prata e uma de bronze ao longo das quatro provas disputadas. Ele ficou em 2º lugar na prova de 1 km; 2º lugar na prova de 200m Sprint; 3º lugar na prova de Scratch e; novamente, 2º lugar na prova de Eliminação.

Sobre os resultados obtidos, Steffens afirmou que os quatro pódios conquistados estavam dentro do que ele e sua equipe haviam planejado. "O pódio era esperado sim, principalmente devido ao trabalho intenso que fizemos nos treinos, focado na força e na potência. A cada medição, o treino mostrava que estávamos no caminho certo", afirmou.

Embora não tenha conquistado o ouro em todas as provas, o paraciclista paranaense comemorou a consistência em sua performance. "A constância foi muito boa e isso é um reflexo do trabalho bem feito. Em breve, o ouro virá", disse Steffens, confiante.

Logística e as Provas Inéditas - Para Luis, o maior desafio foi a logística necessária para participar de um evento de grande porte como o Campeonato Brasileiro. A ida a Indaiatuba demandou dedicação plena, com muitas renúncias pessoais, como o afastamento temporário da família e do trabalho. No entanto, o paraciclista também teve que enfrentar uma outra dificuldade: as provas inéditas, inseridas no cronograma da competição. "Foram provas que eu não havia disputado antes. Então, precisei fazer algumas pesquisas para entender as regras e os detalhes de cada uma", explicou.

Essas novas provas, de acordo com Steffens, têm o potencial de aumentar a competitividade, atrair mais público e tornar os eventos mais emocionantes. "Com o aumento de atletas na pista, essas provas acabam chamando mais atenção e agregando mais ao evento", observou.

Campeonato Mundial - Após o Campeonato Brasileiro, o paratleta já começa a mirar os próximos desafios da temporada, com foco no Campeonato Mundial de Paraciclismo de Pista, que será realizado no final do ano no Rio de Janeiro. "Esse é o principal objetivo, a caminhada até lá começou agora, no Campeonato em Indaiatuba. Vou me preparar para os próximos eventos que somam pontos para a convocação", explicou.

Além do Mundial, Steffens também tem interesse em participar de provas na Europa. "Já fui para lá com a Seleção Brasileira algumas vezes, e este ano, espero voltar para buscar mais experiência e resultados", projeta o ciclista. 

Apoio essencial - O paraciclista não deixou de reconhecer a importância do apoio do Governo do Estado do Paraná, que, por meio do projeto Proesporte, patrocinado pela Copel, tem possibilitado sua participação em competições de alto nível. "Tudo isso está sendo possível graças ao apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e o patrocínio da Copel. Esse apoio tem sido essencial para a aquisição de equipamentos, custeio de despesas de viagens e materiais necessários para competir e alcançar os objetivos", afirmou Luis Steffens, agradecendo aos parceiros que tornam sua trajetória possível.

Steffens recebe Bolsa Atleta e representa a Associação dos Paratletas de Cascavel (APAC). O seu desempenho em competições e a rotina de treinos pode ser acompanhada pelo instagram do atleta (@luissteffens_91). 

Olimpíadas - Luis Steffens também deixou claro que, apesar de o foco de 2025 ser no Campeonato Mundial, ele ainda tem grandes sonhos no paradesporto, com um objetivo de longo prazo: as Olimpíadas de Los Angeles 2028. "Eu estive bem perto da convocação para as Olimpíadas de Tóquio em 2020. Esse sonho ainda está bem vivo, e acredito que estou em boa idade para brigar por uma vaga nas próximas Paraolimpíadas", concluiu Steffens.

Com sua determinação e suporte estratégico, o paraciclista paranaense tem mostrado que está no caminho certo para conquistar seus sonhos e representar o Brasil nas maiores competições internacionais. O ano de 2025 promete ser apenas o começo de uma trajetória de sucesso.

Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC)

Assessoria

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte