Esporte

Jogos das quartas de final do Paranaense terão árbitro de vídeo

Essa é a primeira vez que isso acontece


Imagem de Capa

Portal Catve.com

A primeira fase do Campeonato Paranaense teve muita polêmica envolvendo a arbitragem. A que mais repercutiu, claro, foram as seis alterações feitas pelo Paraná Clube no jogo com o Cascavel. Como seria se o VAR (árbitro de vídeo) estivesse atuando? Talvez teria evitado de o caso parar no TJD-PR, que depois absolveu o Paraná da perda de pontos. 

No último jogo do FC Cascavel contra o Rio Branco, teve um lance de impedimento que foi marcado pela bandeira no ataque do Leão da Estradinha, na sequência da jogada o Rio Branco marcou aquele que seria o quarto gol. É possível reparar que não tinha irregularidade no lance. Na hora do passe a condição do jogador era extremamente legal, e depois o goleiro Jean Carlos tirou a bola dentro do gol. Como seria se tivesse VAR nesse lance? O gol seria validado e o Rio Branco não tinha sido rebaixado para a Segunda Divisão do Estadual, porque era o gol que faltava para tirar o Leão da Estradinha da degola. São dois exemplos, mas foram inúmeras reclamações contra as decisões dos árbitros, contestações de quase todos os clubes da competição.

Diante disso, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou, na quarta-feira (20), a implantação do uso do VAR (árbitro de vídeo) a partir das quartas de final. 

No Estadual do ano passado, o VAR só foi implantado a partir da fase semifinal. A arbitragem fez uma intertemporada para orientar os árbitros sobre a utilização da ferramenta com cascavelenses assistindo as palestras. 

Ainda nos jogos do FC Cascavel, o Athletico reclamou da arbitragem do confronto que terminou empatado por 0 a 0, na penúltima rodada do Paranaense. O lateral Serafini meteu a mão na bola. Todo mundo viu. A arbitragem não. É para evitar situações assim que o VAR entra nas quartas de final. 

Os clubes foram informados pela Federação de forma antecipada para que pudessem providenciar os espaços para a instalação do VAR. No Estádio do Pinhão, que receberá São Joseense x Operário-PR, no sábado (22), foi necessário a colocação de treliças metálicas, onde ficarão as câmeras de impedimento.

O artigo 48 do regulamento do Campeonato Paranaense diz que "a critério da FPF, poderá ser utilizado o VAR, a partir da segunda fase da competição". No entanto, essa é a primeira vez desde a estreia do árbitro de vídeo em 2023 que a ferramenta será utilizada a partir das quartas de final.

Confira mais detalhes no vídeo:

JC

PUBLICIDADE

** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

Mais lidas de Esporte
Últimas notícias de Esporte