Imagem: Mauricio Moreira/Pato Futsal
Ingressos esgotados, 1.500 torcedores nas arquibancadas do Ginásio Dolivar Lavarda, uma festa incrível.
Em quadra, Pato Futsal e Umuarama. Os dois melhores times do Paraná na temporada. Um deles sairia dali com a terceira estrela na camisa.
O Pato com números impressionantes em casa, 93% de aproveitamento no Estadual. Nove vitórias e só um empate.
O Umuarama querendo desbancar o favorito com um elenco mais jovem, mas de muita personalidade. A final entregou tudo que podia, aliás, nenhuma surpresa para uma decisão de Série Ouro, o estadual mais difícil do Brasil.
Logo com 15 segundos o Pato mostrou o cartão de visitas com um chute de Jhoy que foi para fora. Já era um indício de que o camisa 12 estava afim de colocar em ação a canhotinha potente.
Caio Barros recebeu e bateu colocado de primeira, mas a bola acabou por cima do gol.
Os donos da casa estavam melhor na partida. E quando Neguinho roubou a bola de Alex no meio da quadra, teve uma grande chance de marcar, mas o camisa 7 parou na defesa do goleiro Gustavinho. Neguinho poderia ter tocado para Ton, que acompanhou a jogada o tempo todo.
Só dava Pato. Djony fez o passe para Caio Barros, que na ala esquerda chutou forte. A bola passou com perigo. Neguinho encontrou Dudu no fundo da quadra, o vice-artilheiro do time na Série Ouro pegou de voleio, mas mandou sobre o gol.
Dudu também tentou guardar nessa cobrança de falta ensaiada, mas o chute colocado passou à direita do gol defendido por Gustavinho. A dinâmica do primeiro tempo foi essa. Com o Umuarama se resumindo em contra-atacar, mas praticamente sem nenhuma chance nos 20 minutos iniciais.
Depois do intervalo a situação mudou um pouco, mas o Pato continuou criando alternativas. Por outro lado, o Umuarama chegou mais.
E nessa escorregada de Djony, Leozinho ficou com a bola e tentou de cobertura, mas o goleiro voltou a tempo. Excelente defesa do goleiro Djony, que fez mais um milagre no confronto da decisão para evitar o gol dos visitantes.
Depois o goleiro foi fundamental para também aparecer bem na tentativa de Vitão dentro da área. O Umuarama passou a acreditar mais no resultado positivo no tempo normal e cresceu. Mas, quando era melhor no jogo, sofreu um golpe duro.
Duduzinho recebeu sozinho na ala, chutou forte, a bola desviou em Vitão, bateu na trave, nas costas do goleiro e entrou.
Seria um lance de sorte de campeão? Segundo gol de Duduzinho nos dois jogos da final da Série Ouro.
O tento colocou fogo no jogo. Umuarama se lançou para buscar o empate. Com espaço, o Pato tentou matar o duelo nas descidas rápidas. Os goleiros trabalharam bem. Nessa roubada de bola do Umuarama, o time do Noroeste foi para o contra-ataque e Farias chutou com muito perigo.
Na base da pressão, os visitantes chegaram ao empate. Trabalho de goleiro funcionou bem, Djony defendeu três tentativas, mas, a bola ainda sobrou para Vini Rod deixar tudo igual a 1:15 minutos do fim.
Com esse placar de 1 a 1 no tempo normal, o jogo estava indo para a prorrogação, já que a primeira partida também havia terminado empatada.
Djony deu aquela secada na mão, levantou parecendo não acreditar, olhou para o cronômetro e balançou a cabeça negativamente mais uma vez. Mas, logo depois ele iria sorrir. Faltando 12 segundos para o apito final, Jhoy recebeu, cortou para o meio e soltou um balaço.
Golaço de Jhoy, que passou por Kaio e acertou uma paulada, sem chance para o goleiro Gustavinho, que com a visão encoberta tentou procurar a bola no tumulto, mas não achou nada. Explosão total no Ginásio Dolivar Lavarda. Placar de 2 a 1 Pato. Foi só esperar o relógio zerar para soltar o grito.
Djony recebeu o troféu de goleiro menos vazado da Série Ouro. Ton recebeu o troféu de artilheiro do campeonato com 14 gols, mesmo número de Carlão do Cascavel e de Kelvinho do Guarapuava.
O vice-campeão Umuarama termina a competição depois de uma excelente campanha e de um ano muito bom para o clube, também tendo disputado a semifinal da Liga Nacional sob o comando do competente Peri Fuentes.
Mas, festa é festa. E o Pato, do técnico Betinho Castro, celebrou o tricampeonato, o segundo título consecutivo do clube, campeão também em 2023. O outro foi em 2017.
Hora do Esporte
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642