Foto: Marcelo Machado de Melo/Stock Car
O desfecho da sétima etapa da temporada 2024 da Stock Car Pro Series, disputado diante de uma multidão no entorno do Mineirão, em Belo Horizonte, apontou o sexto piloto diferente a liderar o campeonato. Felipe Massa assumiu a ponta da tabela e chegou a 549 pontos, quatro a mais que Felipe Baptista e Ricardo Zonta — empatados na vice-liderança — e seis a mais que Dudu Barrichello, quarto colocado. Piloto da TMG Racing, equipe liderada por Thiago Meneghel, o paulista de 43 anos tem uma vitória neste ano, além de quatro pódios, uma volta mais rápida e nove presenças entre os dez primeiros colocados depois e 14 provas disputadas neste atual calendário. São números que refletem o quão importante é a regularidade na Stock Car.
É a primeira vez que Felipe Massa assume a liderança da categoria depois do fechamento de uma etapa na Stock Car Em março, o piloto do Chevrolet Cruze #19 venceu a corrida sprint da segunda rodada do campeonato, no Autódromo Velocitta, e assumiu o topo da tabela de pontos. Entretanto, a etapa só foi considerada concluída quando a prova principal, que acabou sendo suspensa pela chuva na sua data original, foi realizada.
Também é a primeira vez que Massa é líder de um campeonato desde abril de 2010. No dia 4 daquele mês, Felipe assumiu a ponta do Mundial de Fórmula 1 após o desfecho do GP da Malásia.
Em nova e grande fase na Stock Car, Felipe reconhece a importância de estar no topo, mas deixa claro que o mais importante é terminar a temporada nesta condição. "Saí de Belo Horizonte líder do campeonato e vamos ver se continuamos assim após a próxima etapa. Mas, para falar a verdade, o que mais me interessa é liderar o campeonato quando acabar a última corrida do ano. Aí, sim!".
Restam ainda cinco etapas e 685 pontos em jogo, portanto um longo caminho adiante. Mas Felipe entende que tem totais condições de seguir entre os primeiros e chegar ao fim da temporada, em 15 de dezembro, com amplas chances de conquistar seu primeiro título na categoria. "Sabemos que tem muito chão pela frente e muito trabalho a ser feito para que isso aconteça, mas o que tenho a dizer é que há uma grande chance de isso [terminar o campeonato na frente] acontecer. Estamos muito bem no campeonato, desde o começo até agora, e isso é o que mais importa. A equipe está trabalhando muito bem, então é o que vale", declarou.
Créditos para a equipe — Pela segunda temporada seguida, Felipe Massa acelera sob os comandos de Thiago Meneghel, chefe de equipe da TMG Racing. Foi pelo time sediado em Americana (SP) que o piloto conquistou as suas vitórias na Stock Car, três ao todo, e iniciou uma grande reação que fez dele um dos destaques do fim do último campeonato e desta temporada 2024.
Felipe creditou seu sucesso na temporada justamente ao encaixe que tem com a filosofia de trabalho de Thiago Meneghel e da equipe americanense como um todo.
"Desde que mudei para a TMG, percebi um modo de trabalhar, do Thiago [Meneghel] e de todo o time, muito profissional. Senti uma evolução muito grande. Antes tínhamos um carro muito competitivo e não tanto assim em classificação. Mas desde o ano passado evoluímos muito e, da metade final da temporada em diante o carro mostrou melhora muito grande em classificação e continuou muito bom em corrida. O trabalho que a equipe vem fazendo é muito bom, mostra que para você ter resultado é preciso o trabalho em conjunto, e tenho certeza que estou na equipe certa para fazer esse trabalho em conjunto. É o que estamos mostrando", salientou.
Desafios distintos — Felipe Massa vai defender a liderança do campeonato neste fim de semana (07 e 08/09) no Autódromo Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. O traçado gaúcho tem características muito particulares, é travado e também o mais curto do calendário, com 2.278 metros. Na visão de Felipe, o Velopark traz semelhanças com o que a Stock Car viu em agosto acelerando na capital mineira.
"Vem aí o Velopark, uma pista curta e difícil. Talvez não seja tão difícil quanto BH, pelo fato de Belo Horizonte ser uma pista de rua, mas o Velopark meio que se assemelha a um circuito de rua. Logicamente é um autódromo, mas tem muitas curvas lentas, então sabemos que não serão corridas simples e fáceis. Por isso, é mais um trabalho duro que teremos pela frente e vamos ver se conseguimos sair de lá com um excelente resultado", declarou.
Na sequência, o calendário aponta para duas etapas no exterior, na Argentina e no Uruguai. A ida para pistas internacionais acontecerá em um momento crucial para o campeonato, que nesta fase já se aproximará da reta final.
"Depois do Velopark teremos Buenos Aires, que é um circuito normal, mas uma pista diferente, também. Em seguida vamos ter pela primeira vez uma etapa no Uruguai, em El Pinar, um traçado que a maior parte dos pilotos não conhece. Será então um trabalho diferente de pista a pista, de situação a situação. Vamos trabalhar duro para conseguirmos resultados de forma constante e bons levando em conta as pistas diferentes que vamos ter a seguir", concluiu.
Felipe Massa
Idade: 43 anos (25/04/1981)
Carreira na Stock Car
Vitórias: 3
Pódios: 9
Voltas mais rápidas: 1
Largadas: 87
Melhor temporada: décimo lugar em 2023
Números na temporada 2024
Vitórias: 1
Pódios: 4
Voltas mais rápidas: 1
Equipe: TMG Racing
Carro: Chevrolet Cruze
Número: #19
Posição no campeonato: 1º colocado (549 pontos)
Assessoria de Imprensa/Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642