Foto: Assessoria FC Cascavel
Esta é a décima participação do FC Cascavel na 1ª Divisão do Campeonato Paranaense. O próximo jogo do Aurinegro será pela décima rodada do Estadual. Em Ponta Grossa o time cascavelense vai encarar o Operário pela décima vez na elite da competição. O "número 10", no contexto do jogo deste domingo (18), às 16h, no Germano Krüger, não significa nada, apenas mera coincidência.
No entanto, o elenco da Serpente pode ganhar uma nota máxima se conseguir vencer o Fantasma fora de casa. Assim como foi o duelo contra o Cianorte na última sexta-feira, em que a Cobra venceu por 1 a 0, a partida diante do time ponta-grossense também é um confronto direto na disputa pelo G-4. Com os três pontos conquistados na rodada passada, o Aurinegro encurtou para apenas dois pontos a distância em relação ao Operário. O FC Cascavel é o sétimo com 12 pontos e o Fantasma está em quinto com 14 pontos. O Cianorte separa os dois clubes, em sexto, com 13 pontos. Com as vitórias de São Joseense e PSTC ontem (17), o time comandado garantiu a vaga para a 2ª fase, igual o Fantasma.
Historicamente FC Cascavel e Operário é um duelo de muito equilíbrio. De 2015 para cá, quando a Serpente estreou na elite, os rivais só não se confrontaram nos anos de 2016 e 2017, quando o Operário teve que disputar a Divisão de Acesso por duas temporadas seguidas. Com exceção de uma goleada aplicada pelo time de Vila Oficinas em 2022 por 4 a 0 o embate não costuma terminar com placares elásticos. Além disso, são quatro vitórias para cada lado e um empate em nove jogos no Paranaense.
O desequilíbrio desses números aparece quando percebemos que a maioria dos encontros foi no Estádio Olímpico Regional. Foram seis jogos com mando do FC Cascavel e apenas três tendo o Operário como mandante. Mas, mesmo com poucas partidas no Germano Krüger o Aurinegro conseguiu vencer na casa do rival. A única vitória lá foi em 2019, 1 a 0 pela 4ª rodada, gol de Lucas Tocantins. O Fantasma venceu os outros dois jogos entre as equipes no Germano Krüger: 4 a 0 em 2022, também pela 4ª rodada, e 1 a 0 no jogo da volta da semifinal de 2023.
A disputa deste domingo (18) é mais que um tira-teima desse confronto. Também é a reedição da semifinal do ano passado, quando o FC Cascavel conseguiu espantar o rival, que jogava com apoio da torcida. Depois de vencer por 2 a 1 o duelo de ida, a Serpente perdeu a volta por 1 a 0, mas classificou nos pênaltis ao vencer por 6 a 5. O goleiro André Luís pegou duas cobranças e Ferrugem bateu o pênalti da classificação para a final.
Tudo isso faz parte do passado e serve para endossar a história do confronto. Trazendo isso para o presente, a expectativa é de um grande jogo. Com o empate sem gols no meio de semana com o Athletico, o Operário garantiu matematicamente a vaga para as quartas de final, mas quer melhorar sua colocação na tabela. Mesmo vencendo o Cianorte, a Serpente não garantiu sua vaga para o mata-mata, o que mudou na abertura da décima rodada quando o São Joseense venceu o Galo Maringá por 2 a 0 e o PSTC bateu o Andraus por 1 a 0. Porém, o time cascavelense quer mais e vencer o Operário significa continuar brigando pelo G-4.
No Paranaense, oito times avançam para as quartas de final, mas os quatro melhores têm o direito de fazer o jogo da volta da 2ª fase em casa. O FC Cascavel não tem mais condição de alcançar Athletico, com 21 pontos, Coritiba, com 20, e Maringá, com 19, mas busca o Azuriz, que tem os mesmos 14 pontos do Operário, o próprio Fantasma e o Cianorte.
Também é preciso pensar no calendário nacional de 2025. Ficar atrás de Maringá, Azuriz e Cianorte significa não poder jogar a Série D do ano que vem. A Federação Paranaense de Futebol, de acordo com o ranking de federações, tem cinco vagas para a Copa do Brasil, que agora são definidas pela classificação final do Estadual. Nesse caso o FC Cascavel precisa terminar o campeonato sendo, no mínimo, o quinto geral da competição para disputar o torneio no ano que vem. A Série D e a Copa do Brasil são duas competições que o time cascavelense ainda vai disputar em 2024.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642