O Paraná em convênio com a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) são parceiros no programa Kids´s Athletics.
A ação faz parte de uma iniciativa global que visa estimular alunos em idade escolar a incluírem a prática esportiva em sua rotina, associando-a com a adoção de uma alimentação balanceada e estilo de vida saudável.
O projeto foi inaugurado no país com o lançamento do programa Mini Atletismo Esporte Formador, em conjunto com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e a Secretaria de Estado do Esporte.
A expectativa é atingir, em cinco anos, 1,4 milhão de crianças e adolescentes das escolas do estado do Paraná.
O lançamento do programa ocorreu durante a realização da Fase Final dos Jogos Escolares do Paraná, realizados em Toledo.
Na ocasião estavam presentes os chefes dos núcleos regionais de educação e professores de educação física.
Nesta última semana ocorreram nos Núcleos Regionais de Educação (NRE) do estado às entregas dos kits que serão utilizados no programa do Mini Atletismo, o coordenador geral do Programa Esporte Formador, Marco Orasmo, participou das entregas.
Segundo ele esse é um importante passo para transformar o Paraná em um celeiro de atletas da modalidade, pois é desde a escola que se constroem os grandes campeões.
Durante as entregas dos kits, Marco Orasmo lançou um desafio para os Núcleos Regionais de Educação : qual será o NRE que conseguirá organizar o maior festival do Mini Atletismo no Paraná. Esse desafio animou os chefes dos núcleos e Londrina já prometeu organizar um festival com duas mil crianças.
O Núcleo Regional de Educação (NRE) de Francisco Beltrão foi um dos beneficiados . O material será utilizado pelos educadores físicos nos 20 municípios da microrregião que o núcleo é responsável.
O kit é uma ideia que existe em 227 países, implantado pela IAAF - Federação Internacional de Atletismo e está ligado ao programa Esporte Formador do Estado.
Fabricado na Itália, oportuniza aos estudantes todas as práticas do atletismo, através de itens que imitam os equipamentos oficiais (dardo, disco, peso, entre outros).
20 kits de atletismo, que custaram cerca de R$ 16 mil cada um, foram trazidos para o Brasil, todos para o Paraná e isso só foi possível porque a secretaria apresentou ao Ministério do Esporte as expectativas do esporte paranaense para os próximos anos, visando as Olimpíadas do Rio em 2016.
Redação Catve.tv
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642