Esporte Clube Toledo é o novo time de futebol da cidade de Toledo

Clube promete uma nova forma de administrar o futebol e tem relação com o passado de Toledo

21 de junho de 2021 | 17h18 | Atualizado há 96 dias

Foto: Divulgação
PUBLICIDADE
A cidade de Toledo vive a expectativa de ganhar um novo clube profissional de futebol. O Esporte Clube Toledo (ECT) é um resgate a história antiga do futebol toledano e uma homenagem a um dos primeiros, se não o primeiro, clubes amadores do municipio, sendo anunciado na Liga de Futebol de Toledo nesta segunda-feira (21). Agenor Piccinin, técnico de futebol, é um dos responsáveis por encabeçar o projeto. Agenor foi um dos colaboradores na fundação do antigo TCW (Toledo Colônia Work), que hoje se chama Toledo Esporte Clube.

A relação com o passado é evidenciada no uniforme que já foi apresentado pela diretoria, que também está em fase de formação. O vermelho, o amarelo e o azul fazem recordar, além do Esporte Clube Toledo, do Grêmio Toledense e do Brasil da Vila Operário, times amadores com grande expressão nas décadas de 80 e 90. Grêmio e Brasil chegaram a formar mais tarde o Toledo Futebol Clube, chamado carinhosamente pelo torcedor de "Toledão".

A reativação do CNPJ do Esporte Clube Toledo já foi solicitada na Junta Comercial do Paraná e até a próxima sexta-feira esse trâmite burocrático deverá ser superado. Com o documento em mãos a diretoria já começa a trabalhar para oficializar a gestão do novo clube. Robson Melquíades de Jesus será o presidente. O setor financeiro e administrativo trabalha para vender as primeiras cotas da associação. O projeto prevê 200 sócios com contribuição mensal de R$ 500,00 por mês durante um período de três anos, mas pode ser remodelado conforme a necessidade, aumentando o número de sócios e reduzindo o pagamento mensal, por exemplo.

A ideia surgiu em 2019 e ganhou força em 2020. Inicialmente existia uma possibilidade de o grupo do Sport Clube Toledo assumir a gestão do Toledo Esporte Clube (TEC). Conversas entre as diretorias chegaram a acontecer, mas a relação esfriou e o grupo do novo clube desistiu da hipótese.

A "segunda força" do futebol de Toledo quer trabalhar com cerca de 40 cidades da região oeste para regionalizar as ações do Esporte Clube Toledo, especialmente com as categorias de base. Montar um time de futebol não é tão simples assim e esse ano o ECT não vai disputar a terceira divisão do Campeonato Paranaense.

Agenor Piccinin é o coordenador técnido do Esporte Clube Toledo e deve assumir o comando técnico da equipe nos primeiros anos para depois seguir trabalhando internamente. Segundo ele o novo clube de futebol profissional de Toledo vem com uma proposta diferente de administração garantindo total transparência nas contas da entidade.

A queda do Toledo Esporte Clube para a Divisão de Acesso do Paranaense foi muito sentida pelos amantes de futebol da cidade e pode ter influenciado diretamente na criação de um novo clube. O descenço aconteceu exatamente dois anos após o vice-campeonato Estadual do TEC.

Ainda que tenha terminado o campeonato em segundo lugar, porque foi campeão do primeiro turno e assim se garantiu automaticamente na decisão do Paranaense, a pontuação foi de um time rebaixado. Na classificação geral o Toledo ficou com 12 pontos em 11 jogos, sendo duas vitórias, seis empates e três derrotas. Naquele ano o Maringá FC foi um dos rebaixados, com 12 pontos. Se o Toledo não tivesse faturado a Taça Barcímio Sicupira Júnior, nos pênaltis contra o Coritiba, o TEC é quem estaria na 2ᵃ Divisão. Agenor Piccinin era o técnico daquela campanha.

Em 2020 a campanha do Toledo não foi nada animadora e para muitos o Porco escapou por pouco da segundona já no ano passado. Foram 11 jogos, apenas duas vitórias, quatro empates e cinco derrotas. Terminou na 10ᵃ colocação, uma acima da zona de rebaixamento, com dez pontos conquistados, quatro a mais que o PSTC e cinco a mais que o União.
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642

VEJA TAMBÉM

<