Ídolo do Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, o ex-jogador Alex, deu início ao seu estágio como observador do time Sub-17 do Coxa Branca.
O seu primeiro dia foi nesta quarta-feira (7), no CT da Graciosa.
Atual comentarista, o meio-campo que marcou época no futebol brasileiro nas décadas de 90 e 2000, estuda para se tornar técnico e faz curso na CBF para adquirir a licença B.
Para isso, ele precisa ter 35h de Ensino à Distância (EAD), 105h de Atividades Presenciais, 40h de Acompanhamento e Observação do Treinamento e 20h de Estudos Especiais e Trabalhos.
Dentro dos conteúdos e trabalhos do curso de Licença B da CBF, um dos módulos envolvem a Análise de Observação de Treinamentos, que compreende observação in loco de 40 horas de treinamentos.
Alex é colega de turma neste curso do técnico da categoria Sub-17 do Coxa, César Bueno.
Outros profissionais do clube estão na mesma turma: Ricardo Quandt (Técnico do Coxa Sub-20), João Nogueira (Téccnico do Coxa Sub-15), Alan Ribeiro (Técnico do Coxa Sub-11) e Jacskon Schwengber (auxilia de preparação física da equipe principal).
Alex contou que desde que parou de atuar como atleta profissional já havia planejado seguir passo a passo um caminho fora dos gramados.
"Quando resolvi encerrar a carreira, eu tinha ideias bem definidas. E estou seguindo. Era descansar com a família, eliminar meus pensamentos de jogador de futebol, ver futebol com olhos de cima. Descansei, fiz cursos de gestão e ainda ganhei um bônus que foi o convite para ir trabalhar na TV. Aprendi a ver também o olhar de parte da imprensa esportiva. Aí, decidi que serei treinador de futebol e resolvi fazer o caminho que acredito ser o natural. Estudar, buscar as licenças que são necessárias", contou o craque.
?Fiz o curso da CBF e ali existem algumas exigências e uma delas é AOT. Fiz o curso com o professor César Bueno e outros profissionais do clube. Aí, aproveitei para dar sequência com eles. O que para mim é um prazer. Cheguei no pré-mirim no clube quando jogava. E, como treinador, quero um mesmo caminho. De ir aprendendo dia a dia e quem sabe um dia ser treinador de futebol profissional. É o primeiro passo. Agradeço ao Coritiba, presidente, diretoria e a esses profissionais do departamento de base a estarem me oferecendo essa oportunidade de vivenciar e aprender com eles?, finalizou Alex.
Redação Catve.com
** Envie fotos, vídeos, denúncias e reclamações para a equipe Portal CATVE.com pelo
WhatsApp (45) 99982-0352 ou entre em contato pelo (45) 3301-2642